SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE SURUBIM PROMOVEU MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO DE LITERATURA LER BEM

0 Comments


Com a presença da Senhora Secretária de Educação Rosa Cristina, da Primeira Dama Rosélia Arruda Vieira, Senhora Divaniedja Duda diretora de ensino, Mélquia Barbosa coordenadora do projeto, técnicos da Secretaria, senhores professores, pais e alunos, juntos vivenciaram mais um ano do projeto de leitura do município de Surubim, projeto esse que vem sendo realizado há três anos, e no dia 17/06/2016 foi realizado o 4º concurso LER BEM.

O projeto Aspa de incentivo à leitura é destinado a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas municipais, o Concurso Ler Bem é uma ação social da Aspa – Associação pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, com parceria dos municípios, onde na oportunidade agradeceram ao gestor municipal Tulio Vieira e a Secretária de Educação Rosa Cristina pela adesão do projeto e por todo apoio, visando despertar o prazer de ler entre estudantes da rede municipal de ensino, dando a eles uma visão melhor de futuro a partir do hábito da leitura como meio de aprendizagem, amadurecimento e desenvolvimento de senso crítico.

Depois do sucesso de quatro edições consecutivas, o Concurso Ler Bem contou em 2015 com a adesão de vários municípios pernambucanos. Em 2011, o projeto foi lançado apenas para escolas públicas municipais de Caruaru. No ano seguinte, envolveu 11 cidades do Agreste de Pernambuco. Já em 2013 foram 36 municípios participantes e em 2014 foram 61 cidades. Ano passado teve uma adesão de 77 municípios de todas as regiões do Estado.

O Concurso Ler Bem compreende uma saudável disputa entre os estudantes para ver quem ler melhor textos literários previamente selecionados e sorteados no momento da disputa. A comissão julgadora é formada por educadores e técnicos da língua portuguesa, elas atribuem notas após avaliar o desempenho da leitura feita por cada candidato, seguindo critérios específicos da comunicação oral. A premiação aos alunos inclui tablets, notbooks e participação no encontro Aspa, evento de confraternização e aprendizado profissional realizado anualmente pela entidade, que destina os recursos arrecadados com as cotas de patrocínio para o projeto Aspa de incentivo à leitura.

Em entrevista a professora Joana Dar’c da Escola Antônio Paulino de Cachoeira do Taepe, “escolhemos o aluno José Neto de nove anos porque ele se destaca bem na leitura, respeitando as normas gramaticais e também porque ele gosta de ler.

Participaram da comissão julgadora  professora Lucicleide  Cabral e as escritoras Maria José de Brito e Maluma Marques, que avaliaram os critérios dos candidatos. O 1º lugar ficou com Maria Eduarda da Silva Moura da Escola Miguel Farias ( Sítio Capim), o 2º lugar ficou com Amanda Ribeiro da Escola Maria Amélia e o 3º lugar foi José Maurício Matias de Araújo da Escola Manoel Martins.

















































































You may also like

Nenhum comentário: