A redação do Enem e suas vertentes de âmbito social

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Com a aproximação do grande Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016, muitos feras estão angustiados em saber o tema da redação para este ano. Analisando as últimas 18 edições do certame, é perceptível que em nenhuma prova abordou-se uma temática voltada para os elementos culturais. Como sabemos, os temas de redação devem envolver problemáticas sociais, no entanto, a Cultura, elemento intrínseco nosso não pode deixar de ser mencionado. A desvalorização da Cultura, principalmente a popular, mostra que, sem sombra de dúvidas, é um problema que abrange muito mais do que o social, chega a ser até identitário.

Mas, voltando para o ENEM, uma das grandes apostas é justamente trazer à tona o comportamento e até mesmo a relação do índio neste mundo moderno. Sabe-se que o indígena é atrelado a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e que o respectivo órgão é responsável por promover políticas de proteção e fiscalização das terras. Entretanto, a mudança de postura e de costumes dos nativos sofreu uma bruta alteração originada pela presença do homem branco. Um nítido exemplo é a influência da tecnologia em muitas comunidades remanescentes indígenas. A troca de postura dos nativos recebeu o nome de aculturação e esta deve ser uma palavra presente no texto, caso o tema for o especulado.

Além disso, o aluno deve conhecer bem as competências exigidas na correção das redações, pois isso fará uma grande diferença ao redigir. Estar atento às regras de concordância nominal, verbal, acentuação, pontuação e regência, fará você sair na frente de muitos candidatos. Outro detalhe é sobre a introdução e conclusão. Na primeira, citar o problema, que chamamos de tese, é essencial para o início do posicionamento crítico do aluno. Já na última, respeitar os Direitos Humanos e trazer soluções concretas e reais sobre o tema estipulado será vista com bons olhos pelo corretor. Tudo isso deve estar claro e coeso no texto. Uma última dica é empregar as conjunções coordenadas e subordinadas adverbiais ao longo dos parágrafos. Com isso, o aluno demonstrará a ligação de ideias através da defesa dos argumentos levantados.

Por: Vanilma Karla Barbosa de Freitas - Graduada em LETRAS-UPE, Especialista em Linguística- UPE, Estudante de Pedagogia-UFPB, Professora do Colégio Terceiro Milênio- Limoeiro, Professora do Colégio Damas Santa Cristina- Nazaré da Mata, Proprietária do Curso Pré-ENEM SOME- Nazaré da Mata e Blogueira do Blog Vanilma Karla Português e Redação.


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