Nos seus 30 anos de falecimento, ex-senador Antônio Farias recebe homenagens de parentes e amigos

0 Comments

Antônio Arruda de Farias, conhecido no meio político como Antônio Farias, foi um surubinense muito importante. Tinha um espírito empreendedor, era economista e industrial. Na vida privada, chegou a gerir uma usina de beneficiamento de algodão pertencente a seu pai, Severino Farias, em Surubim e, ao mesmo tempo, conciliava a carreira de empresário com a política.

Foi vereador do Recife e prefeito da mesma cidade, deputado estadual, deputado federal e senador. Nasceu em 1932 e faleceu aos 55 anos de idade, em plena ascensão política. Na época exercia o cargo de senador e integrava a comissão de sistematização da Assembleia Nacional Constituinte.

Depois de trinta anos de sua morte, ainda ser lembrado e homenageado, evidencia o prestígio de Antônio Farias em Surubim e na região, e porque não dizer em Pernambuco, pelo legado deixado por ele e pela família Farias ao longo do tempo. Em Recife, duas obras deixadas por ele, enquanto prefeito, contribuíram para o engrandecimento da capital pernambucana:  a construção da Avenida Recife e o viaduto Joana Bezerra.

A ideia da homenagem partiu do ex-vereador de Casinhas e amigo da família Farias, Walter Borges, com o apoio da esposa e filhos do ex-senador e da prefeita de Surubim Ana Célia Farias, cunhada do ex-senador. A homenagem aconteceu ontem (13) e teve início com uma missa em memória pelos 30 anos de falecimento de Antônio Farias. A celebração religiosa aconteceu no Seminário Menor Nossa Senhora de Lourdes, às 19h30, em Surubim. Antes da missa aconteceu um jantar na casa de Walter Borges, para familiares e amigos convidados.

Após a missa foram feitas diversas homenagens ao falecido. Antônio Farias foi enaltecido pelos ex-governadores de Pernambuco Joaquim Francisco e Gustavo Krause, seu filho Eduardo Farias não pôde estar presente, mas falou do seu pai com muita propriedade que não puderam estar presentes, mas prestaram seu depoimento, num telão  que foi exposto aos convidados. Além de Genário seu motorista na época, Sr. Duda  e D. Terezinha que estavam presentes.

José Augusto Farias, irmão de Antônio Farias, marcando presença, agradeceu a iniciativa de Walter Borges. “Fico muito grato a Walter Borges pela iniciativa dele ter se lembrado dessa data. Antônio Farias foi um homem muito integro e dizia Marco Maciel [ex-governador de PE] que o difícil da vida era ser um bom político e um excelente empresário. E meu irmão foi os dois. Um excelente prefeito do Recife, cuidava do concreto e do humano, por exemplo, na gestão dele quem tinha quatro filhos ganhava mais do que tinha dois. Falar de Toinho me deixa grato. Ele está sempre muito presente.”

O deputado estadual Nilton Mota (PSB) também se posicionou sobre a homenagem. “É uma homenagem muito justa para quem teve a oportunidade de conviver com Antônio Farias e nos desperta dois sentimentos, primeiro o sentimento de gratidão, já que ele  trabalhou para as pessoas que mais precisam. Enquanto surubinense que convivi com ele, o outro sentimento é de orgulho. Ele foi um dos melhores prefeitos que  Recife já teve, e  por ter compartilhado com ele momentos de alegria e de coisas positivas. Acho que essa homenagem é mais do que justa, pelo grande político e grande pernambucano  que foi Antônio Farias.”

Também a viúva de Antônio Farias, Geralda Farias, expressou seus sentimentos pelos 30 anos de perda do ex-marido. “30 anos de saudades, mas aqui na terra nós, os herdeiros deles, políticos e amigos, seguimos essa mesma trilha que ele nos deixou, aguando a sementinha da honestidade, seriedade, trabalho e justiça que fizeram da vida de dedicação de Antônio Farias um legado para a sua Terra e sua família,” ressaltou.

Já a filha do ex-senador, Marcele Farias, aproveitou o momento para agradecer pela homenagem concedida ao seu pai. “Fico muito feliz de estar aqui, já que são trinta anos, uma vida. E que bom que as pessoas se lembram do meu pai, do legado que ele deixou para a gente. De ser uma pessoa correta,  de pensar nesse Brasil de uma forma justa, um país  mais  igualitário para todos, com mais oportunidades. Me sinto honrada e gostaria de agradecer a vocês por essa homenagem.”  

Além dos citados, outras lideranças políticas estiveram presentes na Missa como: a Prefeita de Surubim Ana Célia (PSB) ao lado do esposo Biu Farias e sua mãe, o Deputado Federal Danilo Cabral, Deputado Estadual Henrique Queiroz, Prefeito de Côrtes, os ex-prefeitos de Surubim José Arruda e Antônio Barros, ex-vice-prefeito de Surubim Sizino Ferreira Lima, vereador Nailton do Jucá, Vereadora Véia de Aprígio,  Roberta Farias, Carmem Farias, Arlindo Farias e empresários da região, o Coral do Colégio Severino Farias fez uma linda apresentação. Antônio Farias inspirou os filhos e, seguindo a trajetória empresarial do pai, Eduardo Farias comanda os negócios da família, a atividade sucroalcooleira. O Grupo Farias firmou-se neste segmento como um dos maiores produtores do nosso país. 


















































You may also like

Nenhum comentário: