ALMIR REIS FILHO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS PREVIDENCIÁRIOS DE PERNAMBUCO

5 Comments
Dr. Almir Reis Filho - Presidente da Associação dos Advogados Previdenciários de Pernambuco.


Antônio Almir do Vale Reis Júnior, 31 anos, é hoje um dos mais conceituados advogados previdenciários de Pernambuco. Natural do Recife, é filho de Antônio Almir do Vale Reis, advogado, e de Cirleide de Sá Raimundo Reis, professora.

Tem três irmãos: André, Mariana e Maria. Mariana é arquiteta, Maria, defensora pública e André é estudante.

Almir fez o primário no colégio Nossa Senhora de Lourdes que fica localizado à avenida Rosa e Silva, próximo ao local onde a família morava na época. Depois foi para o Colégio Contato que fica no centro do Recife, e, em seguida, cursou Direito na Faculdade de Direito de Olinda (AESO).

Concluída a faculdade, o advogado se especializou em Direito Previdenciário e fez duas pós-graduações; uma na Escola da Magistratura do Trabalho e outra no Instituto de Formação Continuada (Infoc).

Como palestrante, tem exposto suas ideias na Organização do Trabalho e outros locais pelo Brasil. “Quando você ouvir falar em Direito Previdenciário a gente vai estar por perto para trazer novidades e, quem sabe, trazer sugestões para melhorar o sistema previdenciário do nosso país”, assegura Almir.


EM ENTREVISTA CONCEDIDA AO BLOG MALUMA MARQUES ALMIR REIS ESCLARECE SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO, CONFIRA ABAIXO: 


Blog Maluma Marques - O senhor foi eleito presidente da Associação dos Advogados Previdenciários de Pernambuco recentemente; que medidas vêm sendo tomadas para o fortalecimento dessa categoria no estado?

Almir Reis – Perfeito. Primeiro eu me senti muito honrado com a eleição por parte dos colegas prevendiciaristas para liberar essa instituição por esses dois anos sob o meu comando. Uma época atrás, previdência foi uma área pouco valorizada. Raras faculdades têm o curso de Direito Previdenciário, eu acho que duas ou três disponibilizam a formação nesse ramo. É uma área que foi abandonada por muito tempo e eu tenho poucos colegas que trabalham com especialização nesse assunto. Isso vem mudando com a possibilidade da internet que permite fazer cursos com os melhores nomes do país ou até do mundo, a partir de um computador. Então a nossa ideia é valorizar o trabalho do advogado previdenciário e colocar ele no devido lugar com relação à visão da sociedade, pois ele é quem promove a justiça social. E quando você tem um segurado que precisa muito do INSS, e do benefício previdenciário e lhe é negado, você está mexendo com o sustento da casa dele; está mexendo com o almoço, com o jantar, com o café da manhã. O advogado previdenciário é a ponte de que esse ser humano precisa para conseguir o benefício da justiça social, trazendo para essa pessoa a dignidade e recuperando a boa parte do que foi tirado quando o benefício foi negado ou até mesmo assegurando o segurado a requerer ou pleitear algo na via administrativa. Então a associação nasceu com essa pretensão, de valorizar o trabalho do advogado previdenciário e de ter uma classe ativa. A associação visa também a promoção de cursos, trazendo sempre os melhores nomes do país e do mundo para ministrar as palestras em Pernambuco, porque quanto mais qualificado, melhor o trabalho do profissional pode ser feito. Portanto, a entidade tem o papel de melhorar a qualidade da advocacia previdenciária e levá-la para o patamar que ela realmente merece.

BMM - Quais os temas mais recorrentes em suas palestras e aulas?

AR – Olha, sobretudo agora, a questão da reforma previdenciária. É algo que está muito evidenciado, porque quando você fala em mexer na Previdência, fala em mexer na vida de cada pessoa. Então mexer com a regra previdenciária, atinge a quem está no mercado e a quem tem a pretensão de algum dia se aposentar. Na reforma previdenciária, sobretudo na Pec 287 de 2016, o governo propõe mudar as regras previdenciárias. O assunto está em evidência, porém antes da Pec a gente tinha o prazer de ministrar aulas em eventos discutindo outras temáticas referentes ao Direito Previdenciário, sobretudo pontos interessantes desse ramo que estão na legislação e são interpretados de forma diferente; enquanto o INSS enxerga uma coisa, o judiciário enxerga outra. É muito importante você levar os dois lados para a pessoas.

BMM - Nos explique o que é déficit da Previdência e se é necessário fazer ajustes nesse momento:

AR – Eu concordo que sim. São necessários ajustes na Previdência para equilibrar o lado financeiro. O que a gente defende é que não se pode fazer uma reforma da forma que o governo federal queria com a Pec 287 de 2016. Eu não sei se você se lembra, mas a proposta do governo federal foi para que as pessoas trabalhassem e tivessem uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, e 49 anos de contribuição para conseguir uma aposentaria com 100% da média contributiva. Isso é muito duro e não condiz com a nossa realidade de Pernambuco, por exemplo. Essa realidade está mais para a população do Rio Grande do Sul, pela expectativa e a qualidade de vida dessas pessoas. E com relação à questão econômica, essa lei que o governo criou foi muito rejeitada pela a maioria da sociedade, até porque aqui as pessoas iriam contribuir a vida toda e nunca iriam chegar à aposentadoria. Então já teve algum ajuste, inclusive com o relator Artur Maia minimizando alguns pontos do texto da reforma. Mas precisa, sim, ser feito vários ajustes para, aí sim, ser cogitada a Reforma da Previdência. Eles dizem que tem um grande déficit do que se arrecada e do que se gasta para pagar os benefícios previdenciários, e dizem que a diferença é muito alta e a tendência é aumentar cada vez mais, se não fizer a Reforma da Previdência agora. Então, enquanto o governo diz que a Previdência está quebrada, existe uma tese de que está equilibrada, e existe outra tese mais radical de que não existe déficit algum, uma vez que a Previdência tem várias fontes de arrecadação que não se restringem a forma de arrecadamento dos previdenciários. Eu sou adepto da tese intermediária. Não sou radical ao ponto de não mexer em nada e tão pouco da tese do governo que está tudo acabado. No relatório recente que temos do Tribunal de Contas da União do final do mês passado, fica claro que a realidade não é o que os dois lados dizem. Existe um ponto intermediário que é que o devemos seguir.

BMM - Quais os aspectos da aposentadoria do grupo familiar rural são os mais polêmicos?

AR – Existe uma polêmica muito grande na Reforma da Previdência porque hoje o trabalhador rural só precisa comprovar que desenvolveu a atividade rural nos últimos 15 anos para conseguir efetivamente se aposentar. Só que eu não posso ter uma pessoa na casa com renda de 10 mil reais e outra que diz ser trabalhador rural. Essa renda urbana de 10 mil reais na casa, na verdade deixa de configurar o trabalho rural como algo relevante para que o trabalhador rural seja enquadrado como segurado especial, que é a categoria que permite ter aposentadoria especial. Então existe a categoria do segurado especial, com mais destaque para aquela com regime para a categoria familiar, em que todos participam efetivamente para o labor rural e, efetivamente da produção. Essa pessoa que realmente trabalha no meio rural e não tem uma renda urbana por trás, faz jus da aposentadoria por idade quando alcança 60 anos no caso dos homens, ou 55 anos do caso das mulheres.



You may also like

5 comentários:

  1. Dr.gostaria de saber com 25 anos de vigilante e 50 anos de iddade. Já dá para se aposentar

    ResponderExcluir
  2. Dr almir sou uma admiradora,deficiente trabalha contratado 6% da cota da empresa ela pode ficar fixo com estabilidade

    ResponderExcluir