O SEGREDO DO SUCESSO PARA DR. JOSÉ BARBOSA, É TRABALHO E MUITA DEDICAÇÃO

0 Comments
Dr. José Barbosa de Souza.

O advogado e escritor José Barbosa de Souza, nasceu em Orobó-PE, sendo seus pais, Joaquim Avelino de Souza e Merenciana Barbosa de Souza (falecidos).

Fez seus estudos em Gravatá, Paudalho, no antigo Seminário de Olinda (Casa de Azeredo Coutinho), no tradicional Ginásio de Limoeiro (Colégio de Pe. Nicolau Pimentel) e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito), em 1972.

Foi professor da Língua Portuguesa e de Direito e Legislação, por vinte anos.

Fundou em 1973, juntamente com os bacharéis Valmir Nepomuceno, Nílton de Araújo Barbosa e Fernando Eustáquio, o Escritório Barbosa de Souza Advogados Associados, em Limoeiro-PE. Anos depois, cada companheiro tomou outros destinos e foram substituídos, pelos bacharéis José Nilo Marinho Falcão e Joaquim Avelino de Souza Neto e Laércio Barbosa de Souza.

Hoje, o escritório estendeu-se a outras cidades, como Carpina, Gravatá e Surubim, no comando do Dr. Joaquim Neto e do próprio Dr. Barbosa.

O Dr. José Barbosa também é Auditor Tributário do Estado de Pernambuco (aposentado), continuando na advocacia patrocinando causas criminais e tributárias, tendo ganhado fama nas atuações no Tribunal do Júri Popular, em toda a região.

É também escritor e poeta. É na poesia que encontra seu maior deleite na literatura. Encantado pelos escritores clássicos, não deixa de admirar e cultivar a linguagem do dia a dia das pessoas do campo, das feiras livres e do povão que não recebeu o trato da purificação da nossa língua pátria, tanto é que acaba de concluir o seu novo livro, intitulado Barbosa de Souza - Dicionário de Pernambuquês, que está encontrando muita aceitação dos leitores e da crítica literária, de um modo geral.

É autor de Rimas do Meu Viver (Poemas), Registros D’Alma (Poemas) e Rosário de Prosas (Contos).

Também o Dr. Barbosa é autor do Hino de Limoeiro, terra que o adotou, há mais de sessenta anos, e que é adorada por ele. Numa das estrofes, diz o autor: “Limoeiro, terra amada/ pedaço do meu Brasil/ tu vives na minh’alma/ cheia de encantos mil.

Também escreveu linda canção para sua terra natal, em que diz: “Orobó, meu feliz paraíso/ eu te digo com todo o afeto/ que só vejo o teu solo por piso/ e o teu céu todo azul como teto”. E, no final: “permite, minha terra querida/ Orobó meu divino rincão/ eu poder no final desta vida/ ajoelhado beijar o teu chão”.

Dr. Barbosa é casado com Maria de Fátima Félix de Souza, sua ex-aluna, e, com ela, tem quatro filhos: José Barbosa de Souza Júnior (médico), Emerenciane de Souza Arêa Leão (médica), Joaquim Avelino de Souza Neto (advogado) e Laércio Barbosa de Souza, também advogado.

Possui três netas e dois netos, que diz serem seus encantos. Escreveu para Mateus, um deles: “não sei se te verei já homem feito/mas estarei alegre e satisfeito/ se tu fores o homem que quis ser / sendo eterno jardineiro do viver”. Já para Maria Eduarda, antes dela nascer, escreveu: “vais chegar através dessa beleza/ que um dia Deus mandou pra casa minha/ onde chegou e se tornou rainha/ e assim já vais nascer sendo princesa”.

Sempre foi cheio de sonho e de ideal. Não entende por que há tanta injustiça e tanta fome, em um país privilegiado pela natureza.

Não aceita o homem não haver entendido a razão para que veio ao mundo.

Para ele, deve estar aí toda a explicação dessas questões que impedem de termos um mundo melhor.

Diz que não se pode negar o progresso material, conquistado pelo homem, mas, no espiritual, no relacionamento humano, estamos engatinhando.


Enfim, é um idealista crônico e contagiante.  


You may also like

Nenhum comentário: