Brasileiro 'Joaquim', sobre Tiradentes, disputará Urso de Ouro em Berlim

0 Comments

Com coprodução de Portugal, filme de Marcelo Gomes foi selecionado para a mostra competitiva. Evento acontece entre 9 e 19 de fevereiro.


Cena do filme 'Joaquim', de Marcelo Gomes (Foto: Divulgação)
O filme brasileiro "Joaquim", sobre Tiradentes, vai disputar a mostra competitiva do 67º Festival Internacional Festival de Cinema de Berlim, um dos mais importantes do mundo. A organização anunciou nesta terça-feira (10) a nova lista de produções que vão concorrer ao Urso de Ouro.

A edição 2017 do evento acontece entre 9 e 19 de fevereiro. O júri vai ser presidido pelo cineasta holandês Paul Verhoeven, conhecido por filmes como "Instinto selvagem", "RoboCop: O policial do Futuro" e "Elle".

Com direção de Marcelo Gomes, "Joaquim" é uma coprodução Brasil/Portugal que tem Júlio Machado (o capataz Clemente da novela "Velho Chico") na pele de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o Tiradentes. Líder da Inconfidência Mineira, ele foi enforcado e depois esquartejado.

Até aqui, o cineasta havia lançado apenas dois longas em que assinava sozinho a direção: "Cinemas, aspirinas e urubus" (2005) e "Era uma vez eu, Verônica" (2012). Também fez "Viajo porque preciso, volto porque te amo" (2009), codirigido por Karim Aïnouz, e "Homem das multidões" (2013), codirigido por Cao Guimarães.

Outras novidades do festival

Dentre as novidades anunciadas nesta terça que vão estrear em Berlim, mas fora de competição, estão "Logan", em que o ator Hugh Jackman volta a interpretar Wolverine, e "T2", de Danny Boyle. Este último é a continuação de "Trainspotting" (1996) que se tornou ícone do estilo sexo, drogas e rock'n'roll da década de 1990.

Além de "Joaquim", o Festival de Berlim terá brasileiros na mostra Panamora. Os selecionados foram "Vazante", de Daniela Thomas, e "Pendular", de Julia Murat.

A última vez em que o Brasil teve um representante na disputa pelo Urso de Ouro havia sido 2014, com "Praia do futuro", estrelado por Wagner Moura e dirigido por Karim Aïnouz. Naquele ano, o prêmio ficou com "Bai Ri Yan Huo", da China.

A lista completa dos filmes que vão disputar o Urso de Ouro no 67º Festival de Berlim vai ser divulgada nas próximas semanas, informou a organização.
Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: