Turista leva susto em registro raro em Fernando de Noronha

0 Comments

Depois do último incidente em Fernando de Noronha, quando o músico Paulo Campos chocou-se com um tubarão na Praia da Leão e acabou levando uma mordida na perna (no dia 30 de dezembro), todo mundo anda meio apreensivo na ilha. No final de semana foi a vez do turista Sandro Duarte (foto acima), de Belo Horizonte (MG), levar um susto. O visitante estava tomando banho de mar na Praia da Conceição no entardecer,  quando sentiu uma pancada forte nas costas e em seguida percebeu um ferimento e um pouco de sangue.


“Eu estava pegando onda no mar e senti uma pancada forte nas costas como um chute, um murro, pensei que fosse meu filho brincando comigo. Eu não senti dor de mordida, viram que eu estava sangrando, o pessoal acha que eu posso ter levado uma trombada de um tubarão. Eu não sei qual animal me atingiu”, falou Sandro Duarte.


O turista esteve no Hospital São Lucas e fez um curativo no ferimento. No local encontrou com o pesquisador de tubarões, Léo Veras, acionado para avaliar a possibilidade do visitante ter sofrido um ataque  de tubarão.  “De imediato não acredito que seja uma mordida de tubarão, mas não posso descartar 100%. Vou avaliar, quero que o turista visite o Museu dos Tubarões para a gente aprofundar o estudo”, disse Veras.

Léo Veras analisou o ferimento (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
Depois de três dias de análise o pesquisador chegou a uma conclusão. “O ferimento do turista Sandro Duarte não é compatível com a mandíbula de um tubarão. A marca se encaixa perfeitamente com a arcada de um atum. Este é um registro raríssimo, mas a evidência da marca é como uma impressão digital, denuncia o autor. Os relatos são que existiam muitas sardinhas, é provável que o atum estivesse se alimentando quando trombou com o banhista. Esta é a vida selvagem que fervilha em Noronha”, decretou Léo Veras.

Comparação da mordida com arcada de atum (Fotos: Léo Veras)
Atum capturado em Noronha (Fotos: Léo Veras)
Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: