Grafitado, Galo da Madrugada terá figura feminina estampada em suas penas

0 Comments

Responsável pela arte, grafiteiro Flávio Barra espera que todas as mulheres se sintam representadas ao olharem para a alegoria máxima do carnaval do Recife.


Flávio Barra é conhecido por ter um trabalho mais curvilíneo ao explorar os movimentos de longos cabelos femininos (Foto: Augusto César/TV Globo)
Em fase final de acabamento, o majestoso Galo da Madrugada gigante já anuncia o quão colorido e representativo virá neste ano. Pela primeira vez, ele exibirá, todo imponente, um lindo grafite no lugar de suas penas. A arte, assinada pelo jornalista e grafiteiro Flávio Barra, sob o pseudônimo de Santo Forte nas Ruas, traz a força e a beleza da mulher com o personagem "Maria". Com isso, ele espera que todas as mulheres se sintam representadas ao olharem para a alegoria máxima do carnaval do Recife.

"Maria é inspirada na minha filha, que tem o mesmo nome. Eu fiz para todas as Marias, as Bethanias, as Rafaelas, as Cristinas. Eu quero que elas se sintam representadas. Espero que elas olhem para cima e vejam uma arte feita com muito amor", contou o artista.

Flávio Barra é conhecido por ter um trabalho mais curvilíneo ao explorar os movimentos de longos cabelos femininos e exuberantes cílios (Foto: Reprodução/Instagram)
Barra é conhecido por ter um trabalho mais curvilíneo ao explorar os movimentos de longos cabelos femininos e exuberantes cílios. Para o arquiteto Carlos Augusto Lira, responsável por todo o visual do carnaval do Recife, a escolha pelo artista se deu, justamente, por essa fluidez do personagem "Maria". Ele acredita a arte casou perfeitamente com a silhueta do Galo.

"Para o corpo do Galo, a obra de Flávio Barra entra melhor por ser mais orgânica, com mais curvas. A obra dele insere melhor do que escolher um grafiteiro que tem por característica figuras, palhaços, bichos", explica.

Arquiteto acredita a arte casou perfeitamente com as curvas do Galo (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O convite para grafitar o Galo veio há cerca de 20 dias. Segundo Barra, a oportunidade partiu da própria primeira dama, Cristina Melo. “Todo grafiteiro tem o sonho de fazer uma grande obra pelos muros do mundo. Todo mundo sonha em ter uma grande obra e isso veio para mim. É um grande desafio e nada que eu fizer nessa vida, nenhum muro, vai ter essa importância. Não é um muro qualquer, não é um objeto qualquer, é o Galo da Madrugada”, completou.

"É um grande desafio e nada que eu fizer nessa vida, nenhum muro, vai ter essa importância. Não é um muro qualquer, não é um objeto qualquer, é o Galo da Madrugada"


Dividida em dez módulos, a alegoria conta com trinta metros de altura, como de costume. Após ser assinada, por um longo período, pelo artista plástico Sávio Araújo, a estrutura do Galo volta a ser confeccionada por uma empresa.

Detalhe da cabeça do Galo da Madrugada gigante, que vai ser montado na Ponte Duarte Coelho, no Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Ao todo, quarenta homens são responsáveis por ajudar a tornar cada peça num dos principais símbolos do carnaval pernambucano.

“A estrutura dele não será vazada, como era feita por Sávio, ela segue o projeto original. Ele será todo grafitado. Então, não teria condição de fazer ele vazado para ser grafitado”, pontuou o proprietário da empresa, Jorge Cavalcanti.


Dividida em dez módulos, a alegoria conta com trinta metros de altura, mas não será vazada (Foto: Augusto César/TV Globo)
Contudo, o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha, assegura que a estrutura não oferecerá nenhum risco para os foliões. “Quando a empresa nos apresentou o projeto, a primeira coisa que pedimos foi o cálculo estrutural porque é uma obra de engenharia e precisa ter a aprovação de um engenheiro calculista. Só a partir da aprovação disso que nós fomos em frente. Segurança em primeiro lugar”, ressaltou.

Para construir a estrutura do Galo, a empresa precisou desembolsar R$ 300 mil. O aluguel para a Prefeitura do Recife, entretanto, sairá a R$ 150 mil. A alegoria será transportada para a ponte Duarte Coelho na quarta-feira (22). A montagem, todavia, terá início na quinta (23). Na sexta (24), o Galo já deverá estar de pé para a alegria dos foliões. Ele só será desmontado na quarta-feira (1º).

Galo da Madrugada gigante é montado, tradicionalmente, na Ponte Duarte Coelho, na região central do Recife; na foto, o Galo de 2016 (Foto: Beto Figuerôa)
Por: G1


You may also like

Nenhum comentário: