Recife abre campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

0 Comments

Até sexta (21), profissionais de saúde deverão procurar os postos para garantir a imunização. Em seguida, os demais grupos prioritários serão atendidos.


Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (17), no Recife (Foto: Divulgação/SMS)
A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, mais conhecida como gripe, começa nesta segunda-feira (17). Até sexta-feira (21), os profissionais de saúde deverão procurar os postos para garantir a imunização. Em seguida, os demais grupos prioritários receberão a vacina.

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde da família, incluindo as Upinhas, unidades básicas tradicionais e policlínicas. A meta é imunizar pelo menos 90% de cada grupo. Em 2016, 406 mil doses foram aplicadas na capital pernambucana. O Dia D acontecerá em 13 de maio, para contemplar toda a população.

O público-alvo da campanha é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos recentemnete e indivíduos maiores de 60 anos. Também devem ser imunizadas pessoas de 12 a 21 anos de idade que estão cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade.

Os funcionários do sistema prisional, bem como portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem ser imunizados. Os professores das redes pública e privada fazem parte da lista.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, nesse período do ano é registrada a maior quantidfade de casos.

Ele ressalta que durante o período chuvoso ocorrem mais problemas. E o agravamento da doença nesses grupos prioritários pode até causar a morte.

Influenza

A Inluenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Veja algumas medidas para evitar a doença

Lavar as mãos com água e sabão frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento, tocar os olhos, nariz ou boca e após tossir, espirrar e/ou usar o banheiro).

Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável e após o uso descartá-los em lixeiras.

Na ausência do lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar.

Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal.

Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar.

Pessoas com gripe/resfriado devem evitar ambientes fechados e aglomerados, assim como contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc.).

Evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença. Em adultos, este período dura, em média, até cinco dias após o início dos sintomas, e em crianças pode durar, em média, 10 dias.

Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: