Semana Manuel Bandeira promove até quinta-feira atividades em homenagem ao poeta recifense

0 Comments

Celebrações lembram centenário de publicação do poema 'Cartas de Meu Avô'. Atividades são gratuitas, com a participação de personalidades da cidade.


Espaço Pasárgada promove ações em homenagem a Manuel Bandeira (Foto: Divulgação/Sec. de Cultura de PE)
Em 2017, o poema 'Cartas de Meu Avô', do pernambucano Manuel Bandeira, completa 100 anos de publicação. Para celebrar essa data, além dos 131 anos de nascimento do autor, o Espaço Pasárgada, antiga casa do avô do poeta e onde Bandeira passou parte da infância, promove a Semana Manuel Bandeira, entre esta segunda-feira (17) e a quinta-feira (20). A programação prevê uma série de atividades gratuitas com a presença de artistas e escritores convidados.
O sobrado que abriga o Espaço Pasárgada fica na Rua da União, nº 263, Boa Vista, no Centro do Recife. No primeiro dia, as atividades incluem a intervenção 'Corpo a Corpo de Poesia', das 9h às 14h, com atores vestindo roupas de época, passando pelas ruas evocadas nos poemas do modernista. À noite, às 19h, o Espaço Pasárgada recebe o recital poético-musical 'União com Bandeira', do Coletivo Arte em Movimento do Recife.

O grupo vai recitar textos do poeta e de autoria de membros do coletivo. Na terça-feira (18), estudantes da rede estadual de ensino vão conversar com a poetisa Cida Pedrosa sobre o tema 'Mulher na Poesia de Bandeira', a partir das 14h. Às 19h, os escritores André Resende e Delmo Montenegro comandam um bate-papo sobre 'A Cinza das Horas: 100 anos de poesia'.

Na quarta-feira (19), os instagramers pernambucanos Isabela Faria (@dajaneladomeuonibus e @calcadasqueandei), Jota Nogueira (@antesquesuma e @sóvêquemvaiapé), Marília Benevides e Raquel (@avidanocentro) e Wilton Carvalho (Recife de Antigamente), exibirão as fotos que fizeram do Espaço Pasárgada e do entorno.

Eles também escreverão cartas endereçadas a Manuel Bandeira, atualizando-o das novidades do Recife, que serão lidas no Espaço Pasárgada. Também haverá um recital do livro 'A Cinza das Horas'.

A semana de atividades se encerra na quinta-feira (20), com uma noite musical, com participação do Duo Audire, com Amanda Coelho e Thiago Pinto (música erudita); do músico Lucas Oliveira (acústico); e o grupo Tapiocas de Shark, quarteto de violões formados por Sérgio Deslandes, Inaldo Minervino, Helena D'Lucia e Abraão Marreira, que, com Ronaldo Patrício, vão apresentar, entre outras canções, uma criação de Manuel Bandeira em parceria com Dorival Caymmi.

Confira a programação completa:


Segunda-feira (17) - 9h30 e 14h - Corpo a Corpo de Poesia: Declamação nos arredores do Espaço Pasárgada; 19h - Recital poético-musical 'União com Bandeira', com o Coletivo Arte em Movimento do Recife (Allan Sales, Marlos Guedes, Walmir Jordão e Chicão de Paula).

Terça-feira (18) - 9h30 - Visita de escolas - Apresentação sobre vida e obra de Manuel Bandeira; 14h - Bate-papo sobre "A Mulher na Poesia de Bandeira", com a escritora Cida Pedrosa (parceria com o projeto Outras Palavras - Fundarpe); 19h - Mesa-Redonda "A Cinza das Horas: 100 anos de poesia" com os escritores André Resende e Delmo Montenegro, e mediação da professora Teca Carlos.

Quarta-feira (19) - 9h30 - Visita de escolas - Apresentação sobre vida e obra de Manuel Bandeira; 14h - Apresentação de estudantes da EREM de Ipojuca; 19h - Revivendo o Recife de Bandeira | Ação conjunta de projetos nas redes sociais. Com Isabela Faria (@dajaneladomeuonibus e @calcadasqueandei), Jota Nogueira (@antesquesuma e @sóvêquemvaiapé), Marília Benevides e Raquel (@avidanocentro) e Wilton Carvalho (Recife de Antigamente); 20h - Recital "A Cinza das Horas", com Ana Nogueira, Anacláudia Vieira, Dudu Gody, Ísis Agra e Fernanda Spíndola.

Quinta-feira (20) - 9h30 e 14h - Visita da Escola Apoio - Apresentação sobre vida e obra de Manuel Bandeira; 19h - Apresentações musicais: Duo Audire com Amanda Coelho e Thiago Pinto (música erudita), Lucas Oliveira (acústico), Tapiocas de Shark, Sérgio Deslandes, Inaldo Minervino, Helena D'Lucia e Abraão Marreira, com participação do cantor Ronaldo Patrício.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: