'UMA PERDA IRREPARÁVEL' GERALDO DA MOTA BARBOSA, UM LEGADO NA HISTÓRIA DE SURUBIM

0 Comments

A política pernambucana está mais pobre, ela perdeu um dos seus mais dignos representantes. A morte do ex-Deputado Geraldo Barbosa deixa uma lacuna na vida pública, mas deixa também, um exemplo de homem e de político.

A sua coragem pôde ser vista pela última vez na luta que travou com dignidade contra a insuficiência respiratória. Geraldo foi um homem digno de caráter, elegante, valente, impunha respeito. O poder entretanto, nunca o fez desviar dos seus princípios. Por isso, mesmo, sempre foi respeitado até pelos ferrenhos adversários. Sai o homem, fica a história e o exemplo raro de ser visto na política brasileira.


Geraldo Barbosa nasceu no dia 21 de abril de 1931. Natural de Surubim, filho de José de Souza Barbosa e Arlinda da Mota Barbosa. Casado com Zuleide Miranda de Farias Barbosa, tem seis filhos: José Geraldo Filho, Berta Maria, Flávia Maria, Maurício Henrique, Murilo Jorge e Fábio Luís.

Teve o mandato de Deputado Estadual por seis vezes consecutivos e ex-Presidente da Assembleia Legislativa. Priorizava sua atuação parlamentar nas áreas da Agricultura, Pecuária, Educação, Saúde, Habitação, Perenização dos Rios e o apoio ao Pequeno Produtor Rural.

Venho aqui lamentar a perda irreparável do meu querido amigo Geraldo Barbosa, que acompanhei boa parte de sua brilhante trajetória. Era um homem culto, educado e informado.

Um dia pela manhã, isso há 18 anos, tive a alegria de um contato telefônico com ele, me convidando para fazer a cobertura no Jornal Terra da Gente para o título de cidadão que ia dar a Alberto Ferreira Barbosa, do Hospital Português.

Desse dia em diante, fiquei sempre divulgando suas ações como Deputado Estadual.

Morre o homem, fica o exemplo de coragem, luta, honestidade e determinação.

Em 2014, tive o prazer de fazer a cobertura do título de cidadão recifense que recebeu da Câmara Municipal do Recife.

A amizade de Geraldo Barbosa foi um dos grandes presentes que recebi na vida. Excepcional figura humana. Quando iniciei sua história "A vida e a obra de Geraldo Barbosa", admirava seu caráter e sua peculiar tranquilidade, fatos e protagonista da história e política pernambucana que minuciosamente conhecia.

Amava sua terra natal, como poucos ele queria saber tudo que se passava em Surubim preocupado com o seu desenvolvimento e o seu povo. Tudo fazia dentro da maior descrição. Seu filho Fábio Barbosa ex-vice-Prefeito de Surubim relata:

"A memória deixada pelo esposo, pai e avô,  é de um homem íntegro, de muita honradez, civismo e espírito religioso.

Segundo  a esposa Zuleide Farias "Geraldo foi um grande companheiro. Ele amou Surubim como ninguém", comentou emocionada.

Seu filho o ex-prefeito de Surubim Murilo Barbosa ressalta: "Papai não media esforços para ajudar as pessoas. Era um ser humano fantástico".

"Papai era um guerreiro, foi sem dúvida, uma grande perda para a família que tanto amava". Afirmou seu filho ex-vereador de Frei Miguelinho Geraldo Barbosa Filho.

O velório está acontecendo à noite na Assembleia Legislativa de Pernambuco e amanhã até as 11:00 h. Em Surubim nesta segunda-feira (10) na Câmara de Vereadores a partir das 13:30 h  e o sepultamento será às 16:00 h no Cemitério São José em Surubim.

Seu falecimento trouxe para nós surubinenses um sentimento profundo de perda. Perdemos mais um patrimônio da história de Surubim, Geraldo Barbosa.

O Blog Maluma Marques e o Jornal Terra da Gente deseja nossas sinceras condolências a família Barbosa.


You may also like

Nenhum comentário: