A REDE SEM FRONTEIRAS PARTICIPA DA 62ª BOLOGNA CHILDREN’S BOOK FAIR E PROMOVE VISIBILIDADE E CONEXÕES PARA SEUS MEMBROS

0 Comments


De 31 de março a 3 de abril aconteceu a 62ª edição da Bologna Children’s Book Fair (BCBF), realizada na BolognaFiere, em Bolonha, Itália.

A Rede Sem Fronteiras esteve presente, como entidade convidada oficial do Pavilhão de Portugal, organizado pela APEL (Associação Portuguesa de Escritores e Livreiros), e apresentou uma comitiva com 20 membros oficiais, entre presenciais e representados, expondo até três títulos autorais cada um. Compondo a comitiva da entidade, estavam: Ana Maria Tourinho, Ana Mendes, Angela Guerra, Beti Rozen, Carla De Sá Morais, Clara Arreguy, Dinorá Couto Cançado, Dulce Rodrigues, Dyandreia Portugal, Elinalva Oliveira, Evan Bessa, Fábio Portugal, Iza Engel, Jean-Pol (membro apoiador), Pautílio Alves Filho, Renata Dal-Bó, Rute Rodrigues, Susana Jorge, Yasmine Figueiredo e Zeze Barcelos.

A Rede Sem Fronteiras é uma entidade cultural internacional que, há 12 anos, se dedica à promoção e difusão da língua portuguesa e da cultura lusófona em mais de 30 países espalhados pelos cinco continentes. Com sede em Portugal – e sustentada pelo lema “Juntos, somos mais fortes!” – a instituição se empenha em criar pontes entre os países lusófonos e o mundo, promovendo a literatura e a produção cultural dos seus membros por meio de projetos literários, feiras, eventos e parcerias com universidades, bibliotecas, fundações, museus, associações, academias e outras entidades afins. Por esse motivo, providenciou encontros dentro da Feira do Livro Infantil de Bolonha, a exemplo do visita oficial do Exmo. Sr. Marcus Vinícius de Menezes, Cônsul Honorário do Brasil em Bolonha; e uma programação off-Feira para os membros presenciais da comitiva, composta por visita Alma Mater Studiorum – Universidade de Bolonha e a sua Biblioteca Histórica; Palácio Archiginnasio (Teatro Anatômico, Stabat Mater Hall e Biblioteca Comunale dell’Archiginnasio); Sarau “Vino e Poesia”, organizado por Ana Reyes, professora na Universidade de Bolonha, realizado na Enoteca Alto Tasso. 

Durante o evento, obras dos membros oficiais da RSF foram doadas para os acervos de várias entidades oficiais, como: Biblioteca Librotrotter (Biblioteca Infantil Multilíngue em Milão),  a Médiathèques de Massy (Biiblioteca em França),  a Europe School of Varese (Região da Lombardia), Biblioteca de Roma, Biblioteca da cidade de Mediglia (cidade metropolitana de Milão); Biblioteca do Colégio Scuola Paritaria Giovani Paolo II, Biblioteca da Universidade de Perugia, e Biblioteca Salaborsa (a principal biblioteca pública de Bolonha).

Uma ação muito significativa foi o Catálogo de Autores e Obras Bilíngue (Português/Inglês), com a apresentação da biografia de todos os autores e suas obras. O catálogo, que está em exposição permanente no site oficial da Feira, foi registrado com ISBN e está sendo inserido em várias bibliotecas virtuais. Nas redes sociais, por disponibilização de um QRCode, as pessoas podem acessar o catálogo.

Em suma, a Bologna Children’s Book Fair, mais uma vez, se consolidou como o palco global mais importante para o segmento. Em 2026, a 63ª edição da Bologna Children’s Book Fair, está prevista para ocorrer na BolognaFiere de 13 a 16 de abril. Participe! Cadastre o seu e-mail para receber informações pelo: contato@redesemfronteiras.com.br.


FONTE: Assessoria de Imprensa da Feira do Livro Infantil de Bolonha e da Rede Sem Fronteiras.

Crédito das Fotos: Acervo Sem Fronteiras

Instagram: @redesemfronteiras




You may also like

Nenhum comentário: