Chuva registrada em dois dias melhora nível de barragens no Grande Recife

0 Comments

Dos cinco reservatórios, Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, foi o que mais acumulou água esta semana. Aumento de volume foi de quase 5%, segundo a Compesa.


Pirapama registra 44,96% do nível de água nesta quarta (10) (Foto: Aluisio Moreira/SEI)
A chuva forte que caiu no início desta semana foi responsável não só por transtornos para a população. As precipitações também permitiram a acumulação de água nas barragens que garantem o abastecimento na Região Metropolitana do Recife. Dos cinco reservatórios, Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, foi o que teve maior incremento de volume. O aumento de nível chegou a quase 5%.

De acordo com a Companhia de Abastecimento de Pernambuco (Compesa), no domingo (7), o nível da barragem estava em 40,17%. Nesta quarta-feira (10), Pirapama registra 44,96% da capacidade.

O aumento não se restringiu ao reservatório de Pirapama. Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, foi a segunda no ranking de acumulação de água, esta semana. No dia 7 deste mês, o volume era de 28,86%. Nesta quarta-feira, é de 30,73%.

A barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, chegou a apresentar um aumento no nível de água de 31,84%, na segunda (8) e terça-feira (9). Nesta quarta, voltou à marca do dia 7, de 31,73% da capacidade.

A barragem de Botafogo, em Igarassu, também registrou o aumento do volume de água acumulada. O reservatório estava com 12,31%, no domingo (7). Nesta quarta, atingiu a casa de 13,20%.

Chuva


Por dois dias seguidos, a capital pernambucana foi castigada pela forte chuva que insistia em não parar. Pontos de alagamentos e queda de árvores complicaram a mobilidade da cidade, Da noite da segunda (8) até as 18h da terça (9), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou 64 milímetros de chuvas acumuladas no Recife. O volume era esperado para, aproximadamente, seis dias, de acordo com a média histórica para o mês de maio. (Veja vídeo acima)

Ao longo das 24 horas, a Defesa Civil do Recife registrou 72 ocorrências, relacionadas a pedidos de vistorias e colocação de lonas plásticas em áreas com risco de deslizamento. Houve, também, a queda de uma árvore sobre um carro nas proximidades do Edifício Holiday, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

No trânsito, foram contabilizados 26 acidentes da 0h às 17h desta terça (9), dos quais 21 não tiveram vítimas. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o número está dentro do esperado.

Às 9h20 da terça (9), a Apac emitiu um alerta para chuvas moderadas na capital pernambucana. Válido até o mesmo horário desta quarta (10), o aviso motivou a Defesa Civil do Recife a orientar moradores de áreas de risco a se abrigarem em locais seguros, em caso de necessidade, já que a continuidade das chuvas pode causar deslizamentos em áreas de morro.

Por: G1


You may also like

Nenhum comentário: