Exposição Zepelim 21 de maio

0 Comments

Exposição e lançamento de livros no Museu da Cidade do Recife lembram a era de ouro dos dirigíveis.



Eram 19h35 de 22 de maio de 1930 quando quase 15 mil pessoas presenciaram, no ermo Campo do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife, a primeira chegada de um dirigível vindo da Europa para a América do Sul. O histórico feito ocorrido na capital pernambucana será relembrado a partir do próximo domingo (21) no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, com a abertura, às 16h, da exposição "Zeppelin: Recife-Rio" e o lançamento de dois livros sobre a época de ouro dos dirigíveis. O evento é organizado pelo escultor e produtor cultural Jobson Figueiredo numa parceria do Poço Cultural com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Um dos livros a ser lançado é o histórico diário de Carl Bruer, publicado em 1931 na Alemanha e que ganha, pela primeira vez, uma edição em português. Intitulado “Com o ‘Graf Zeppelin’ para Pernambuco”, a obra conta, em detalhes, a viagem do autor da Alemanha para Brasil numa narrativa rica em descrições, fotografias e ilustrações. Também será lançado o livro “No céu do Rio: registro histórico do Zeppelin no Rio de Janeiro”. Publicada em três línguas (português, alemão e inglês), a obra traz um apanhado da passagem dos dirigíveis pela Cidade Maravilhosa, que, àquela época, era a capital brasileira. Escrito por Jobson Figueiredo, Igor Colares e Helton Cezário, o livro apresenta fotografias, análises e curiosidades sobre fatos da época.

A exposição reunirá imagens do Graf Zeppelin e objetos relacionados aos dirigíveis. Haverá painéis do Zeppelin no Recife (observado por Carl Bruer) e também do dirigível no Rio de Janeiro. Também colecionador, Jobson Figueiredo exporá medalhas, fotografias estereoscópicas, livros, selos, postais e objetos originais dos dirigíveis, como um porta-ovo de porcelana, estereoscópios de mão e de mesa e elmo. 

Serviço:
"Zeppelin: Recife-Rio"
Abertura: domingo (21 de maio), às 16h
Visitação: 21 de maio a 21 de junho, de terça a domingo, das 9h às 17h
Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, Recife.
Informações: (81) 3355-9558








You may also like

Nenhum comentário: