Região Turística Encantos do Agreste realiza segunda reunião de estruturação da instância de governança

0 Comments
Foto: Adriano Monteiro/ Decom- PMA


Na manhã da última quarta-feira (21), foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Panelas, a segunda reunião de estruturação da Região Turística Encantos do Agreste, que contou com a participação de representantes do setor público e privado dos municípios de Agrestina, Panelas, Cupira e Lagoa dos Gatos.

Na ocasião foram apresentados os aspectos culturais e turísticos de cada município, que entrarão para o Mapa do Turismo Brasileiro através do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que é um instrumento jurídico e canal de captação de recursos para estruturação dos municípios, seja de forma direta ou via emenda parlamentar, tendo em vista que fazer parte de uma Região Turística é fator decisivo e determinante para que os municípios sejam contemplados.

A institucionalização da instância da governança é de extrema importância para a efetivação deste trabalho, por isso o cumprimento de prazos e a importância da presença dos interlocutores municipais nas decisões democráticas, foram pauta do encontro.

A criação de um aplicativo da Região “Encantos do Agreste” ganhou seus primeiros passos através da decisão dos presentes, que entregará gratuitamente aos visitantes e pernambucanos uma plataforma móvel rápida e objetiva, com informações e serviços turísticos dos municípios envolvidos. A vantagem deste projeto consiste em oferecer serviços úteis, uma integração entre atrativos e roteiros turísticos com visitantes, empresas e prefeituras. Além de conter um inventário turístico dos municípios dentro da Base do Ministério do Turismo, bem como a execução da promoção, estruturação e visibilidade desta região do Agreste Pernambucano.


Os representantes dos municípios também discutiram acerca do objetivo maior, que é valorizar o que as cidades têm como atrativos, gerando em seu povo o sentimento de pertencimento à suas identidades culturais. Para o turismólogo, Patrik, esse trabalho traz benefício reais para a região, não é apenas uma mera promoção, “É uma chance para desenvolver o município, que faz efeito no âmbito nacional”, disse.

Foto: Adriano Monteiro/ Decom- PMA

Foto: Adriano Monteiro/ Decom- PMA



You may also like

Nenhum comentário: