CO-DEPUTADAS OBTIVERAM VOTOS EM 177 MUNICIPIOS E MAIS FERNANDO DE NORONHA

0 Comments

Em entrevista ao Blog Maluma Marques a Co-Deputada mais nova do Estado de Pernambuco nos conta como tudo começou.


Co-Deputada Joelma Carla (PSOL).



O começo foi em Alto Paraíso, em Goiás. Depois por outras partes do Brasil até chegar a Pernambuco.

Nas eleições desse ano, em Pernambuco, cinco mulheres apareceram com uma proposta diferente para um mandato coletivo, na ALEPE.

Nada difícil para se entender. A titular do mandato é Jô Cavalcanti (PSOL), eleita com mais quatro colegas. Obtiveram um total de 39.175 votos conquistados junto ao eleitorado pernambucano para um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
       
Vale ressaltar que quase 20 mil votos foram conquistados em 177 municípios pernambucanos, mais o arquipélago de Fernando de Noronha. Isso, sem falar na expressiva votação obtida em Recife.
        
- “ Viajamos por esse Pernambuco à fora levando a nossa mensagem sobre a luta das feministas, das LGBT+, das juventudes, das negritudes, da moradia, da cultura, da educação e do trabalho. Temos consciência de que é muito difícil enfrentar a política assistencialista que é praticada há muitos anos. Serei uma co-deputada atuante, dividindo com as demais integrantes do JUNTAS (PSOL). Nossa proposta é pioneira no Nordeste”, falou Joelma Carla, uma quase surubinense, pois nasceu em Bom Jardim.
       
Radicada há muitos anos em Surubim, Joelma Carla estudou durante sete anos na Escola Ana Faustina. Já foi candidata a vereadora em 2016. Nas eleições deste ano de 2018, participou de uma experiência inovadora disputando uma vaga para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.
        
- “Em Surubim, obtivemos 352 votos, ficando o nosso grupo “Juntas” em quinto lugar na contagem geral. A titular do nosso mandato é Jô Cavalcanti. Mas o nosso trabalho será conjunto na troca de ideias e formulações de propostas para serem levadas à tribuna da ALEPE e ao conhecimento de Pernambuco”, falou Joelma Carla, afirmando ainda que “estarei com foco no interior do nosso Estado, no sentido de trabalhar junto aos movimentos da juventude, ampliando o que já vinha realizando nesse tempo que estou engajada aos movimentos sociais. Cuidaremos de ações voltadas para a juventude, fomentando a cultura. ”

Com certeza, a estudante de Letras Joelma Carla, a advogada Robeyoncé Lima, a jornalista Carol Vergolino e a professora Kátia Cunha estarão com uma proposta inovadora que muito terá o que fazer.

E com relação ao voto, quando das reuniões deliberativas, a co-deputada Joelma Carla falou o seguinte: “ Jô Cavalcanti fará uso do painel de votação. Mas, antes ela terá o consentimento de todas co-deputadas. A gente vai ter um Conselho Político para nos ajudar naquilo que for preciso e para estar acolhendo as demandas da população. ”

Joelma Carla é estudante de Letras, cursando na UFRPE, tem vinte anos de idade, é técnica em Biblioteconomia, secretária do PSOL, em Surubim. No PSOL de Pernambuco, Joelma Carla é secretária de comunicação.

Interessante perceber o que elas resolveram decidir sobre os subsídios, verba de gabinete e outras coisas mais. Todas dividirão entre si, o que normalmente recebe um deputado estadual no exercício do mandato parlamentar. Jô Cavalcanti será a titular do mandato. As demais, exercerão a função de assessoras parlamentares, prometendo trabalhar o tempo possível defendendo as suas bandeiras.




You may also like

Nenhum comentário: