ESCOLA MARIA CECÍLIA REALIZA UMA FESTA JUNINA COM PASSEIO CULTURAL

0 Comments

A Escola Maria Cecilia, da rede pública estadual, localizada no bairro de São Sebastião, realizou a sua festa junina vivenciando um tema muito bem trabalhado por toda a escola.

A professora Poliana Cruz, elaborou um projeto abordando um tema que envolveu toda comunidade escolar, numa noite marcada pela alegria e, principalmente, pelo conhecimento da cultura pernambucana.

No ginásio de esportes da escola, alunos e professores trouxeram para o público presente o tema da festa: “ENTRE O MAR E O SERTÃO, EM CADA CANTO, UM DIFERENTE SÃO JOÃO”.

Esse tema propiciou um passeio cultural por diversas regiões de Pernambuco, configurando as mais diversas formas de um rico acervo cultural marcado pelo canto, pela dança e pela presença do povo numa das mais populares manifestações da nossa cultura regional.


Coube aos professores Jasiel e Hercília, mestres de cerimônia, transmitir ao público presente como seria desenvolvido o projeto elaborado pela professora Poliana Cruz. Os mestres de cerimônia convidaram o professor Edigar Leal, gestor da Escola Maria Cecília para fazer a abertura da festa: “Agradecido pela presença de toda essa gente, comemoramos, hoje, o São João da nossa escola. Quero destacar o grande esforço de toda nossa comunidade escolar engajada num trabalho que será merecedor de aplausos. Vamos brincar e vivenciar o nosso São João, conhecendo cada canto de Pernambuco, mostrando que do litoral ao sertão, há um diferente São João”.

Depois das boas vindas ao público, os professores Jaciel e Hercília, tiveram o cuidado de destacar que o projeto da festa junina da EMCBL – “Entre o mar e o sertão, em cada canto, um diferente São João”, buscou, acima de tudo, encantar os nossos jovens com a rica cultura do nosso estado e promover o desenvolvimento das relações interpessoais e o respeito às tradições.

HINO


      
Com um figurino que lembrava a Bandeira de Pernambuco, o grupo de danças da EMCBL, apresentou significativa coreografia, ao som do Hino de Pernambuco, mostrando aos presentes o que seria vivenciado na cultura popular do nosso estado. A reação do público deixou bem claro que haveria uma interação com o tema da festa.


Um casal de alunos, “Maria Fulora (Dalila Thamara) e Zé da Vage (José Everson)”, com muita graça e desenvoltura passou a transmitir ao público o que seria visto nesse passeio do litoral ao sertão.


Nesse primeiro momento, teve também a apresentação de um grupo de alunos especiais, sob a coordenação da professora Thaís, que destacou o uso de Libras na sua coreografia.

LITORAL



As cidades do Recife, Itamaracá e Goiana, foram lembradas pelos alunos que mostraram muito bem, através da música e coreografia, a Arte Armorial, do mestre Ariano Suassuna.


Em seguida, “Maria Fulora e Zé da Vage”, chegam a Itamaracá e destacam a Ciranda de Lia, que os alunos dançaram graciosamente, coordenados por Dalila e Vera.


Em Goiana, para fechar o passeio pelo litoral, uma animada Quadrilha, apresentada por Esquerdinha, funcionário da escola, fez muita gente participar com muita descontração.

AGRESTE


Chegando à cidade de Caruaru, o passeio cultural do litoral ao sertão, esquentou o tempo com uma excelente apresentação do Grupo Estellar, coordenado pela professora Angélica, convidado pela EMCBL para dançar muito Forró.


Depois da apresentação do forró de Caruaru, o casal “Maria Fulora e Zé da Vage”, chama atenção do público para Surubim, com uma oportuna homenagem aos surubinenses compositores de forró.

A colaboradora Mônica coordenou um grupo e, também, dançou uma belíssima coreografia, ao som animado com músicas dos compositores homenageados.

Presentes o compositor e cantor Pessoa Nascimento (Crise de Amor) e o professor Luiz Antonio Medeiros (Forró de Surubim, na voz de Walda Sedícyas) que foram destacados com Honra ao Mérito, pelos professores Edigar Barbosa Leal (Diretor) e Gilvânia Interaminense da Silva (Adjunta).

SERTÃO

E para concluir o passeio cultural na festa junina da EMCBL, em Arcoverde foi destacado o Coco de Roda. Em seguida, o passeio cultural chega a Serra Talhada, terra do cangaceiro Lampião. A dança do Xaxado foi o destaque final dançado com brilhantismo pelos alunos da EMCBL.

Os grupos de dança voltaram ao palco da festa para a apoteose com tudo que foi mostrado “do mar ao sertão, em cada canto, um diferente São João”.

RAINHA DO MILHO


E, para coroar a festa, nada mais do que o esperado resultado do concurso da “Rainha do Milho” que neste ano teve cinco candidatas ao título. Somado o dinheiro arrecadado, ganhou o concurso a aluna Maria Eduarda, do 6° Ano e o Rei é José Felipe, com o apoio da professora Dirce.










































































You may also like

Nenhum comentário: