Pipas provocam média de 72 desligamentos de energia por mês em Pernambuco

0 Comments

De acordo com a Celpe, entre janeiro e julho deste ano, ocorreram 510 casos de acidentes. Em todo o ano passado, foram 840. Diante disso, empresa alerta para riscos da brincadeira em áreas de estações e fiação elétrica.


Pipas se enroscam em fiação elétrica e provocam suspensão de fornecimento de energia (Foto: Reprodução/TV Integração)
Entre janeiro e julho deste ano, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) registrou 510 desligamentos de sistemas elétricos em Pernambuco por causa de acidentes envolvendo pipas. Isso significa, uma média de mais de 72 problemas a cada mês. Em todo o ano passado, foram notificadas 840 interrupções no fornecimento.

Diante desses números, a empresa fez, nesta terça-feira (8), um alerta para os riscos desse tipo de brincadeira perto de estações, subestações e fiação elétrica. De acordo com a companhia, além de colocar em risco a vida de quem solta pipas, a brincadeira provoca danos aos moradores.

No dia 9 de janeiro deste ano, por exemplo, um incidente causou um curto circuito em uma linha de transmissão na Zona Sul do Recife. As linhas se enroscaram na fiação e parte da Zona Sul do Recife ficou sem luz por mais de uma hora, afetando residências e o comércio.

Segundo a Celpe, o uso de cerol, uma mistura de cola, pó metálico e raspas de vidro, aumenta os riscos para quem empina pipas perto da rede elétrica. O produto colocado para cortar linhas de outras pipas é condutor de eletricidade. O cerol, alerta a concessionária, energiza a linha em contato com a rede elétrica. As pipas provocam, ainda, o rompimento de cabos.

A companhia alerta que, em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas não devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Celpe estão autorizados e capacitados para se aproximar da rede.

A empresa também adverte que é proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito.

Veja como evitar acidentes com pipas


Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais

Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las

Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios

Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes.

Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: