UFRPE faz experimento em melhoria genética

0 Comments
UFRPE faz experimento em melhoria genética - Crédito: (Divulgação).


A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) adotou práticas reprodutivas eficientes para a melhoria genética nos rebanhos de caprinos e ovinos. A atividades são promovidas pelo Centro de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético do município de Parnamirim, no Sertão Pernambucano.

O experimento visa fortalecer a organização, estruturação e profissionalização do arranjo produtivo local (APL) da caprinovinocultura no semiárido.

O centro vai possibilitar significativas melhorias nos rebanhos do município. A implantação da unidade nas dependências da universidade é um diferencial para o sucesso da ação. O coordenador da Estação de Agricultura Irrigada da UFRPE, Eurico Lustosa, destaca que 60 produtores já estão sendo beneficiados com as atividades do centro. “A meta é atender uma média de oito propriedades por mês e, em breve, utilizar métodos de inseminação artificial, ampliando a oferta do material genético a todos os criadores da região”, aponta.

Além da entrega da estrutura física do centro e dos reprodutores à Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Codevasf está em fase de tramitação do processo para fornecimento de um kit completo para inseminação artificial, previsto no pacote tecnológico associado aos centros de manejo reprodutivo e melhoramento genético.


Apoio aos produtores - Um grupo de ovinocultores da Associação Cabroboense de Criadores de Ovinos teve a oportunidade de conhecer as instalações e o trabalho que começa a ser desenvolvido no Centro de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético de Parnamirim. Além de trocarem experiências e tirarem dúvidas, os criadores solicitaram apoio às atividades realizadas em Cabrobó (PE). Como resultado, a Codevasf e a Universidade Federal Rural de Pernambuco vão enviar técnicos para realizar visitas e sugerir intervenções no manejo adotado na associação.


You may also like

Nenhum comentário: