A médica e ex- vereadora , Vera Lopes, recebe homenagens na Câmara de Vereadores da cidade do Recife

0 Comments


A  médica pediatra e ex-vereadora  do Recife, Vera Lopes, foi homenageada na quarta-feira (18) na Câmara de Vereadores do Recife. A homenagem  foi em comemoração ao dia do médico, pelo seu desempenho profissional na medicina e também pelos serviços prestados aos mais carentes  na função pública, quando exerceu o mandato de vereadora. Vera assumiu  o mandato  na câmara legislativa por duas vezes, em 2008 e 2015.  

A cerimônia foi presidida pelo vereador Gueiros e pelo presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques e amigo da médica. Ele fez uma breve apresentação da carreira profissional e pessoal da homenageada e destacou os projetos de lei apresentados por ela na Câmara de Vereadores do Recife. Dentre os projetos citados, consta a defesa da humanização do SUS e da implantação de políticas públicas voltadas para a igualdade social.  

Durante o mandato da vereadora Vera Lopes, alguns projetos foram sancionados, a lei que disponibiliza vacinas antitetânicas nos hospitais e postos de saúde, projeto de sustentabilidade ambiental na coleta seletiva de lixo nos condomínios recifenses, e tantos outros projetos voltados para o combate à violência, alimentação de leite adequado para as crianças de até um ano de idade e mais recentemente, em 2016, um projeto voltado para pacientes com microcefalia.
Vera recebeu a Medalha de Honra ao Mérito José Mariano da câmara municipal por todos os serviços prestados à cidade do Recife, inclusive dos trabalhos filantrópicos desenvolvidos até o presente para ajudar a população carente da capital pernambucana.  

Após  a explanação de Eduardo Marques, em seu discurso  Vera Lopes agradeceu a presença dos amigos presentes e recitou uma poesia, de sua autoria, que retrata o exercício da medicina. “Minhas colegas, meus colegas, meus amigos médicos aqui presentes, eu quero dizer a vocês  que todos estamos de parabéns”, disse.

Com relação à poesia, em um de seus trechos, a médica Vera Lopes destacou os obstáculos da profissão e a  realização pessoal dos médicos ao curar vidas.  “ Medicina é mais que profissão, é vocação, é dom divino. Esse ofício exige muito sacrifício. O médico sabe  que o estudo é um comprometimento vitalício. Não basta ser um bom profissional, tem que ter conduta moral, ” enfatizou.

Vera ainda retratou em sua poesia a conduta médica, já que um erro médico pode ser fatal, destacou a precariedade do SUS e a imparcialidade quando se trata do atendimento a todas as classes sociais, sem distinção de cor, raça e gênero. Por fim, agradeceu a Câmara de  Vereadores do Recife pela medalha recebida.


No geral, está é mais uma  importante homenagem diante de tantas outras já recebida pela médica Vera Lopes, além de diversos títulos de cidadã de algumas cidades pernambucanas. Vera Lopes é natural de Recife, formada em medicina pela UFPE, especialista em pediatria, é casada e tem dois filhos Fernando, que é advogado, e Amanda, estudante de medicina na UPE.  









































You may also like

Nenhum comentário: