EVENTO CARIRI CANGAÇO ACONTECEU ENTRE OS DIAS 12 A 15 DE OUTUBRO EM FLORESTA – PE, UM DOS EVENTOS MAIS IMPORTANTES DO MUNICÍPIO

0 Comments


O Cariri Cangaço é um evento cultural que acontece anualmente no mês de outubro, entre os dias 12 e 15, em Floresta, no sertão pernambucano. O evento é realizado pelo Conselho Institucional Cariri Cangaço e conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Floresta e de outra instituições parceiras que  preservam a história e cultura do cangaço no sertão.

Durante os três dias de festa na cidade de Floresta, a programação foi diversificada. No Cariri Cangaço teve exaltação à história do cangaço, apresentação cultural, dança, forró e poesia, almoço dançante, exposição fotográfica, visita à propriedade de Poço Negro, que foi a segunda morada de Virgulino Ferreira (Lampião) entre outras ações.

Geraldo Ferraz, um dos colaboradores da festa do Cangaço e membro do Conselho Cariri Cangaço explica que  este  Conselho já conta com oito anos de atividades e que durante esse período conseguiram  alcançar muitas conquistas. Foram realizados 19 eventos, contabilizando-se 98 conferências, 45 mesas de debates, 70 visitas técnicas e mais de 80 livros lançados. O Conselho Cariri Cangaço faz um resgate histórico e cultural do cangaço, considerado de grande importância não só para Floresta, mas para Pernambuco em geral.

Com relação ao evento, Geraldo Ferraz explicou o que aconteceu no Cariri Cangaço. “Durante a programação, juntamente com a conselheira, Juliana Pereira, fizemos a apresentação do Cariri Cangaço e falei sobre a importância do prédio do antigo 3º Batalhão da Força Pública de Pernambuco. Também, no dia seguinte, fomos até a rua Theophanes Torres, sua residência, entre outros pontos de interesse histórico e cultural de Floresta. O terceiro dia foi dedicado  à cidade de Nazaré do Pico,  que comemorou 100 anos, considerada a terra da resistência contra o banditismo rural.”

Theophanes Torres foi um dos combatentes contra o bando de Lampião. O evento Cariri Cangaço a cada ano se torna mais importante, atraindo cada vez  mais pessoas para a cidade de Floresta.  






You may also like

Nenhum comentário: