PROJETO ASPA DE INCENTIVO À LEITURA, DEFINIDOS OS FINALISTAS DO CONCURSO LER BEM 2017

0 Comments
Concurso Ler Bem 2017, da Aspa.


Criado em 2011 pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, o Projeto Aspa de Incentivo à Leitura envolve uma saudável disputa entre alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental para ver quem ler melhor, seguindo critérios específicos da comunicação oral. A essa disputa foi dado o nome de Concurso Ler Bem, onde os estudantes são avaliados por uma comissão julgadora que atribui notas aos candidatos após analisar os seguintes aspectos: entonação da voz, espontaneidade na leitura e pausas determinadas pela pontuação.

Diante de um corpo de jurados, os estudantes leem em voz alta textos de Olavo Bilac, Mário Quintana, Ferreira Gullar, Ziraldo, Vinícius de Moraes, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Maurício de Souza, Monteiro Lobato e Cecília Meireles, entre outros escritores da literatura infanto-juvenil.

Até chegarem à final do Concurso Ler Bem os candidatos são submetidos a etapas classificatórias em suas respectivas escolas (numa primeira fase, para definir o melhor leitor de cada escola) e em seus respectivos municípios (numa segunda fase, para definir o melhor leitor de cada município participante), o que mobiliza professores, gestores escolares, pais dos alunos e secretarias municipais de Educação, sob a coordenação da Aspa.

Uma vez definido o estudante representante de cada município inscrito, a etapa seguinte compreende as semifinais, que neste ano ocorreram nas cidades de Salgueiro, Arcoverde, Palmares, Goiana e Camaragibe, com a participação de jovens leitores que representaram 100 municípios de Pernambuco. Os julgadores selecionaram 15 estudantes que irão para a final do concurso, a ser realizada no Recife, no Teatro da Livraria Cultura do Shopping Rio Mar, no dia 05 de outubro.

Cada um dos cem estudantes que competiram nas semifinais recebeu da Aspa um tablet como prêmio. No dia da final, cada um dos 15 finalistas receberá um notebook. Já os três melhores colocados no concurso serão premiados com hospedagem no Enotel Resort, em Porto de Galinhas, onde participarão do 17º Encontro Aspa. As crianças vão acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. A premiação é extensiva aos respectivos professores dos três primeiros colocados, ao gestor da escola onde estuda o aluno campeão do concurso, bem como ao respectivo secretário de Educação do município.

A Aspa – consciente do seu papel de entidade empresarial socialmente responsável e comprometida com os valores e temas ligados à educação e cidadania – entende que a leitura é fundamental para o processo de aprendizado e desenvolvimento profissional. “Quando a pessoa adquire o hábito de ler, ela escreve melhor, tem mais facilidade na compreensão de textos e de livros e maior capacidade de argumentação”, diz o presidente da Aspa, José Luiz Torres. “O concurso cumpre importante função social, pois quem se torna leitor habitual na fase escolar terá uma probabilidade significativamente maior de alcançar o sucesso no âmbito profissional”, completa Sebastião Rodrigues, diretor executivo da Aspa e coordenador do projeto.

Confira, abaixo, os estudantes classificados para a final e suas respectivas cidades:


1. Erick Vinícius (Tabira);
2. Klebson Barboza (Petrolina);
3. Samara Lopes (Mirandiba);
4. Yuri Espíndola (Arcoverde);
5. Natália Ramalho (Jupi);
6. Isabely Viana (Caetés);
7. Vítor Gabriel (Bezerros);
8. Vinícius Daniel (Caruaru);
9. Akyanny Vitória (Quipapá);
10. Rúbia Oliveira (Macaparana);
11. Giovanna Katlyn (Igarassu);
12. Kauanny Vanessa (Surubim);
13. Heloísa Santos (Rio Formoso);
14. Luana Neri (Pombos);
15. Lindsey Cristiane (Recife). 

Por Carlos Enrique - Assessor de Imprensa da Aspa.


You may also like

Nenhum comentário: