CUSTÓDIA E A RELIGIOSIDADE DE SEU POVO

0 Comments
(Crédito:Divulgação).


Como a maioria das cidades do interior de Pernambuco, a história do município também está atrelada à religiosidade dos primeiros povoados da região. Segundo a tradição, o lugar foi batizado
em homenagem a uma senhora chamada Dona Custódia e, em referência ao nome, que significa proteção.

Com pouco mais de 30 mil habitantes, possui bons atrativos culturais como artesanato em couro e cerâmica comercializados na feira popular. A cidade também é relevante na produção de doces, principalmente em calda, que podem ser encontrados com facilidade em diversos estabelecimentos situados ao longo da BR 232.

O folclore é rico em bacamarteiros, bandas de pífanos e coco de roda. Entre as festas religiosas realizadas ali destaque para a Missa do Vaqueiro. Caracterizados com gibões e em seus cavalos, os vaqueiros saem em cortejo pelas ruas do município até o local da missa campal no sábado anterior ao fim da celebração sacra.

DICAS DE ATRATIVOS

(Crédito: Divulgação).

A Igreja matriz de São José fica na Praça Padre Leão, no Centro, e sua construção é de 1935; a Indústria de Doces e Derivados do Tomate Tambaú também agenda visitas. Ela fica situada na Av. Inocêncio Lima, no Centro, destaque também para o Mirante do Cruzeiro, no local, testemunhos de fé e grande número de devotos. Um detalhe: a feira livre acontece às segundas-feiras.

Por: Ariadne Quintella - Jornalista.


You may also like

Nenhum comentário: