PARNAMIRIM SEUS REBANHOS E SUAS FESTAS POPULARES

0 Comments
(Crédito: Divulgação).


Formado por seis distritos e dois povoados, o município, ponto final da BR 232, concentra o terceiro rebanho de caprinos do Nordeste e o segundo maior de ovinos. É onde se concentra também a maior bacia hidrográfica de água parada do Estado. São o comércio varejista e a agropecuária que movimentam a economia local.

Devido à importância que os animais têm na região, Parnamirim sedia a Feira de Caprinos e Ovinos no mês de julho. São realizados ainda outros importantes eventos, como as festas de Carnaval, São Pedro, da emancipação política e da Senhora Sant´Ana, em homenagem a padroeira de Parnamirim.

Com uma população superior a 20 mil habitantes, a sua formação teve início em 1847 por Martinho da Costa Agra. O seu nome, que significa pequeno, foi adotado somente a partir de 1944. As serras Olho D´Água e do Almirante e os serrotes do Boqueirão, Tom Feio, da Santa, do Arapuã, Verde, entre outros, proporcionam uma bela paisagem natural.


DICAS CULTURAIS



Mas há outras dicas culturais a serem conhecidas pelo turista, dentre elas o conjunto Igreja Matriz e Praça de Nossa Senhora de Sant’Ana, o casario da Praça 31 de Março, com sobrados e casarão da antiga sede da Prefeitura, sem esquecer de mencionar a feira livre às terças-feiras com oferta de produtos da agricultura local, dentre eles feijão, arroz, milho, cebola, tomate, melão, melancia e banana. Merece um registro os shows multiculturais do último sábado de cada mês, com apresentação de artistas da terra, feirinha de artesanato, gastronomia e concha acústica ao lado da Matriz.

Informação também importante: desde 2006, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é o espaço dedicado ao serviço de convivência. Orienta e instrui crianças, adolescentes e idosos através de oficinas gratuitas de artesanato. Ali são confeccionados utensílios para cozinha, vestidos para bonecas, acessórios de cabelo, caixas e porta-joias a partir de material reciclável, emborrachado, vidro e jornal. Endereço: av. Aristando Ferreira Lima, Centro.

Por: Ariadne Quintella - Jornalista.



You may also like

Nenhum comentário: