Barragem de Jucazinho consta na lista de obras comprometidas no Nordeste

0 Comments
Jucazinho apresenta fissuras e deterioração no concreto (Foto Alfeu Tavaresarquivo).


A barragem de Jucazinho,  localizada no município de Surubim,  foi construída pelo  Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Por alguns anos, abasteceu as cidades de Surubim, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Caruaru, Riacho das Almas, Cumaru, Salgadinho entre outras cidades. Mas a barragem entrou em colapso desde o  ano passado por conta da seca.

Há quase um ano, em dezembro de 2016, após ser detectado que a barragem possuía falhas em sua estrutura, o presidente Michel Temer esteve em Surubim e anunciou que a obra de recuperação da barragem seria iniciada em 2017.

Cumprindo a promessa, este ano o Dnocs iniciou a recuperação de Jucazinho, mas segundo um relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA), Jucazinho integra a lista de 25 barragens no país em péssimas condições e com risco de rompimento. O relatório foi feito por instituições fiscalizadoras de segurança das barragens.

Sobre o assunto, a Compesa afirmou que a responsabilidade é do Dnocs, que é vinculado ao Ministério da Integração. Com relação à barragem de Jucazinho, o Ministério da Integração  afirma que foram investidos  8,2 milhões  para a recuperação da barragem e que a próxima ação do Ministério será investir para modernizá-la, que vai custar cerca de 35 milhões inicialmente.



You may also like

Nenhum comentário: