Estudante de Tabira vence o 7º Concurso Ler Bem

0 Comments
Vencedores com diretores da Aspa.
O estudante Erick Vinícius, de 10 anos, foi o vencedor do 7º Concurso Ler Bem, cuja final ocorreu em outubro, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping Rio Mar. O menino é aluno do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Otacílio Pereira da Silva, da cidade de Tabira, e foi o melhor leitor entre os quinze estudantes finalistas avaliados por uma comissão julgadora.

Todos os finalistas foram premiados pela Aspa com notebooks e os três melhores com hospedagem no Enotel Resort, em Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado. Eles vão participar e ser homenageados no 17º Encontro Aspa, que acontece de 24 a 26 de novembro. Em segundo lugar ficou o estudante Yuri Espíndola, 9 anos, aluno da Escola Municipal João Alexandre, do município de Arcoverde, e em terceiro lugar a estudante Akyanny Vitória, também de 9 anos, aluna da Escola Municipal Gonçalo José de Azevedo, da cidade de Quipapá.

O concurso – que integra o Projeto Aspa de Incentivo à Leitura – contou neste ano com a participação de 100 municípios pernambucanos, do litoral ao sertão. Foram inscritos mais de cem mil estudantes de mais de 2 mil escolas públicas municipais. Para chegarem à final, os candidatos enfrentaram etapas seletivas nas suas respectivas escolas e em seguida uma fase classificatória para a escolha do representante de cada município. Na sequência participaram de semifinais onde cada um dos cem leitores recebeu um tablet de presente da Aspa.

“Desde o início do concurso que eu venho me preparando em casa, com a ajuda da minha mãe e o acompanhamento da minha professora, quando fui selecionado para representar a cidade de Tabira, a minha querida cidade. Conquistei o primeiro lugar e estou muito feliz”, declarou Erick Vinícius Santos Cordeiro, após comemorar o resultado com os pais, colegas e professores.

O concurso – criado em 2011 pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) – consiste na leitura em voz alta de histórias extraídas de livros de autores da literatura infanto-juvenil, como Olavo Bilac, Mário Quintana, Ferreira Gullar e Ziraldo, entre outros. Os jurados atribuem notas aos candidatos após analisarem aspectos como entonação da voz, espontaneidade na leitura e pausas determinadas pela pontuação.

Na 7ª edição do concurso, os finalistas leram trechos do livro “É Difícil de Entender, Vô”, do escritor e dramaturgo Nelson Albissú, autor de 64 títulos infantis. O livro retrata a convivência do avô Amâncio com o seu neto Felipe. Os dois costumavam observar o céu todas as noites. Felipe aproveita cada minuto com seu avô Amâncio, sempre cheio de histórias pra contar. A imaginação deles corre solta e seus dias são de muita diversão. Juntos, tornam-se marujos, astrônomos, índios... Um livro sensível e poético sobre a relação entre crianças e idosos, avós e netos, e principalmente sobre o valor e o sentido da vida.

“A proposta do nosso projeto é fomentar o surgimento de jovens leitores e fazer com que a criança, uma vez adquirindo o hábito de ler, entre no mundo mágico da leitura e dessa forma amplie o seu vocabulário, passe a escrever melhor, a se comunicar bem, adquira senso crítico e desenvolva maior interesse pelos estudos”, ressalta o presidente da Aspa, José Luiz Torres.

“Ele se dedicou bastante a este concurso e foi merecedor da vitória. Estou realmente emocionada e muito feliz. É uma conquista também para a nossa escola e para todos os estudantes e educadores de Tabira”, diz Lianda Ângela, professora de Erick Vinícius. “É um concurso que vai ficar na minha memória para sempre. Estou muito orgulhosa do meu filho. Ele sempre foi dedicado aos estudos e a leitura tem sido algo muito presente na vida dele”, completa Joseane Maria Santos, mãe do estudante. 


Erick Vinícius foi recebido com festa na sua cidade. Durante sessão plenária na Câmara Municipal de Tabira, vereadores homenagearam o estudante pela conquista do 1º lugar no Concurso Ler Bem 2017. A Câmara Municipal também concedeu Moção de Congratulações e Aplausos à Escola Municipal Otacílio Pereira da Silva, como também à professora Lianda Ângela, pelo esforço empreendido no ensino que contribuiu para o bom desempenho de Erick durante as etapas do concurso. 

Por Carlos Enrique, Assessor de Imprensa da Aspa.


You may also like

Nenhum comentário: