HUMBERTO BARBOSA: ‘A LUTA DE UM POR TODOS!’

0 Comments



Surubim parou na quarta feira, 4 de abril, para o último adeus ao ex-prefeito Humberto Barbosa, um político que somou milhares de votos para si e para tantos outros políticos candidatos  em campanhas eleitorais memoráveis.

        
Quem não lembra das expressivas votações dos deputados Geraldo Barbosa e Gilson Machado, com Joaquim Francisco, nesse mesmo ano, levando de Surubim uma fenomenal votação para governador de Pernambuco.

        
Depois de alguns anos, nos bastidores, engajado em campanhas para eleger os seus irmãos Geraldo (deputado estadual) e Arlindo (vereador), Humberto Barbosa se tornou um candidato imbatível nas eleições municipais do ano de 1988, disputando a cargo de prefeito do Município do Surubim.

       
 Ao tomar posse, o prefeito Humberto iniciava uma mudança na administração municipal, impondo um ritmo de trabalho forte tendo como esteio uma equipe de secretários municipais e diretores de departamentos voltados para um trabalho organizado e produtivo que se tornou exemplar.

        
Surgiu um pioneirismo na administração municipal, marcado por ações que eram reconhecidamente festejadas pela população.

        
Um exemplo: Gabinete Odontológico Móvel (dois) que percorriam todos os recantos do município para levar assistência odontológica à população carente.

É bom lembrar que o Surubim administrado pelo prefeito Humberto Barbosa, tinha agregado a sua área administrativa os atuais municípios de Vertente do Lério e Casinhas. Por sinal, o prefeito Humberto liderou a campanha de emancipação política desses dois municípios.

A conhecida “Feira de Frutas”, saiu do sol e das chuvas. Humberto, prefeito que não destacava o falar, mas sim o fazer, acabou construindo a “Coberta da Feira” que outros prefeitos, depois de Humberto, deveriam ter ampliado. Por que não!?

O prefeito Humberto decidiu asfaltar as ruas do centro da cidade. Resolveu desistir de um “elefante branco”, denominado Hotel Municipal. Resultado, asfaltou ruas da cidade para meio mundo de surubinenses que não tinham por que se hospedar no “Hotel Municipal”.

       
 Para os jovens, o prefeito Humberto, se antecipou ao presente e abriu as portas da Escola Ana Faustina, para que jovens vestibulandos tivessem a oportunidade de receber aulas gratuitas com uma excelente equipe de professores.

       
 Políticos, aproveitadores insanos, prometeram “cursinho pré-vestibular com aulas e merenda”. Chegaram ao poder. Mas, qual o quê? Nem merenda e, muito menos, aulas.

       
 Salários dos servidores, pagos em dia!

        
Uma locomotiva tinha chegado ao poder em 1989. Agregados a ela, centenas de vagões, secretários que conseguiram acompanhá-la nos mais diversos setores dessa caminhada voltada ao desenvolvimento de Surubim.

        
Tempos depois, de forma sorrateira, políticos beneficiados pelo prefeito Humberto Barbosa, cuidaram de abandoná-lo com asas cortadas pela tesoura da ingratidão e da falsidade.

E, lá se foi o prefeito Humberto Barbosa!

A sua ida para a morada eterna, foi acompanhada por pessoas numa carreata que lembrou momentos de euforia em tempos passados, quando as suas vitórias eleitorais eram festejadas por toda essa gente que soube reconhecer a luta de “um por todos”.

        
 E, por conta de um Humberto, todos estão conseguindo ter uma estória para contar. Isso, porque o prefeito Humberto deu oportunidade para muitas pessoas.

A história política de Surubim tem um divisor de águas: “antes e depois do prefeito Humberto”.

Resistente à inveja e ao mal querer, Humberto se desfez e se refez, dando sempre oportunidade àqueles que se julgavam livres do seu apoio.

Durante quatro anos, Humberto esteve doente, muitos não foram à casa dele, para confortá-lo.

Mas, depois vieram com a torpe emoção de levar o seu corpo para velório na Câmara de Vereadores.

Humberto vivo, mas doente, jamais foi referenciado pelo protocolo vil de políticos aproveitadores.

Que descanse em paz, Humberto!

Que sejam felizes, aqueles que, de Humberto, conseguiram muito mais do que o poder!

Por: Luiz Antonio Medeiros.



You may also like

Nenhum comentário: