Experiências bem sucedidas na Caatinga serão apresentadas na Alepe

0 Comments

Entre os projetos, está o Papagaio da Caatinga, do biólogo Yuri Marinho Valença, veiculado em matéria da Folha de Pernambuco em maio deste ano



Projeto devolveu a liberdade para 289 papagaios, sendo 157 em Salgueiro e os demais em Exu
Foto: CPRH / divulgação

Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga será reverenciada nesta quarta-feira (13), às 9h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com o seminário "Experiências Exitosas no Bioma Caatinga". O evento integra o calendário do Junho Verde, iniciativa da Casa Legislativa em alusão ao mês do meio ambiente.

O seminário, que ocorrerá no Auditório Ênio Guerra da Alepe, irá apresentar, entre outras iniciativas voltadas ao ecossistema, o projeto Papagaio da Caatinga, de autoria do biólogo Yuri Marinho Valença, que hoje coordena o Centro de Triagem de Animais Silvestres Tangara (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

O projeto Papagaio da Caatinga é um programa de conservação que, nos últimos seis anos, devolveu a liberdade para 289 papagaios - 157 em Salgueiro e os demais em Exu. A iniciativa ganhou espaço em matéria veiculada na Folha de Pernambuco em maio deste ano.

Caatinga


A Caatinga ocupa cerca de 844 mil quilômetros quadrados, sendo responsável por 11% de todo o território brasileiro. O bioma engloba os estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.

Dotada de uma biodiversidade ímpar, com registro de aproximadamente 932 espécies de plantas, 187 de abelhas, 240 de peixes, 167 de répteis e anfíbios, 510 tipos diferentes de aves e 148 de mamíferos segundo dados da Conservação Internacional (CI),  a Caatinga abriga também cerca de 27 milhões de pessoas.


Projeto devolveu a liberdade para 289 papagaios, sendo 157 em Salgueiro e os demais em ExuFoto: CPRH / divulgação
Projeto devolveu a liberdade para 289 papagaios, sendo 157 em Salgueiro e os demais em ExuFoto: CPRH / divulgação
Por: Folha PE.


You may also like

Nenhum comentário: