'Não vai haver restrição', diz governador de PE sobre banho de mar em área de ataque de tubarão

0 Comments

Em solenidade de formatura de novos bombeiros, Paulo Câmara disse que é preciso reforçar a prevenção a incidentes na orla.



Governador Paulo Câmara disse que não vai proibir banho de mar em área de ataque de tubarão em Pernambuco (Foto: Pedro Alves/G1)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), falou, nesta segunda-feira (11), sobre as ações que o estado está adotando diante de ataques de tubarão na orla de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ele afirmou que o estado não vai impedir as pessoas de entrar na água e salientou que é preciso reforçar a prevenção.

“Não vai haver restrição. O que vamos fazer é reforçar a prevenção. Mas é preciso fazer a conscientização da população, que já sabe que o banho de mar naquela área não é recomendado.”


No domingo (3), José Ernesto Ferreira da Silva, 18 anos, foi mordido por um tubarão na frente da igrejinha de Piedade, em Jaboatão. Na área, foram registrados 12 ataques desde 1992, quando começaram a ser notificados incidentes desse tipo em Pernambuco.

O jovem morreu na madrugada da segunda (4), no Hospital da Restauração (HR), no Recife, após passar por uma cirurgia que durou mais de três horas. No mesmo dia, os bombeiros fizeram 20 alertas para pessoas na mesma área de risco.

José Ernesto foi enterrado na terça-feira (5), sob forte comoção. A mãe dele chegou a fazer um apelo para as pessoas não entrarem no mar.

No dia 15 de abril, Pablo Diego Melo, 34 anos, foi atacado no mesmo local. Ele passou por cirurgias no HR e teve membros amputados.

Desde 1992, O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) notificou 25 mortes e 65 ataques em Pernambuco.


Novos bombeiros de Pernambuco participaram de solenidade de formatura nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, em Olinda (Foto: Reprodução/TV Globo)

Solenidade


Paulo Câmara participou da formatura de 278 novos bombeiros, em solenidade no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife. Duzentos militares devem atuar no interior do estado, em ações de salvamento, resgate e atendimento pré-hospitalar.

Outros 30 militares passam a reforçar quatro praias da Região Metropolitana do Recife: Boa Viagem, Pina, Piedade e Olinda. “Hoje a gente está dando mais passo em relação ao nosso planejamento anunciado no ano passado. Eles vão atuar em todo o estado. Evidentemente que os bombeiros têm um trabalho de prevenção, então eles vão atuar em áreas que precisam de reforço na prevenção”, afirmou.

Uma nova turma, de 240 bombeiros deve ser formada ainda este ano, totalizando mais de 600 militares formados em 2018. “Juntos vão somar cerca de 600 bombeiros, para, efetivamente, a gente cumprir todas as etapas de ter presença dos bombeiros em todas as regiões do estado”, disse Câmara.

O grupo que se formou nesta segunda-feira (11) foi aprovado por meio de concurso público e passou pelo Curso de Formação da Academia de Bombeiros durante seis meses, desde outubro de 2017.

Até o fim deste ano, devem ser inaugurados sete quartéis dos Bombeiros em municípios do Agreste e Sertão que ainda não possuíam uma sede e eram atendidos por cidades vizinhas, como Carpina, Bonito, Arcoverde, São José do Belmonte, Custódia, Toritama e Pesqueira.


Além disso, o município de Serra Talhada, que já possui um quartel do Corpo de Bombeiros, recebe reforços com a construção de mais uma unidade.

No evento, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha declarou que os banhistas devem respeitar os bombeiros. E ressaltou a necessidade de conscientizar a população.

“Os bombeiros alertam a população sobre o perigo e pedem para que as pessoas saiam do mar. O guarda-vida que salvou o rapaz recentemente estava indo pedir para que ele saísse, quando aconteceu o ataque. Nem sempre dá tempo de impedirmos”, afirmou Cunha.


Agda Amaral disse que realizou um sonho ao se tornar bombeira em Pernambuco (Foto: Thamires Oliveira/G1)

Formandos


Agda Amaral, de 23 anos, é uma das novas integrantes do Corpo de Bombeiros. Para ela, ingressar na corporação foi a realização do sonho de trabalhar salvando vidas.

“Eu sempre gostei da área de saúde e quando veio a oportunidade do concurso público eu fiz para trabalhar no atendimento pré-hospitalar. Hoje o sentimento é de realização e superação. Agora vamos trabalhar”, disse.


Placas na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, alerta para ataques de tubarão (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Após último ataque


Desde sexta-feira(8), guarda-vidas do Corpo de Bombeiros passaram a trabalhar durante uma hora a mais em quatro pontos da orla do Grande Recife, encerrando o expediente às 18h. Os militares foram autorizados a usar para recolher as pessoas que se colocam em risco dentro do mar.

Diante dos riscos na orla, O comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos de Pernambuco (GBMar), tenente-coronel André Ferraz afirmou que a melhor arma contra o ataque de tubarão é a educação.

Ele ressaltou a importância de usar as estruturas de guardas civis para orientar as pessoas, levando o assunto para as escolas e comunidade.

Também salientou o trabalho do guarda-vidas Carlos Cesar Santana, que participou de resgates das vítimas mais recentes em Jaboatão.


Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: