Mais de 460 mil pessoas faltam ser vacinadas contra a gripe em Pernambuco

0 Comments

É possível garantir a imunização em cerca de 2,5 mil postos de saúde do estado. Campanha Nacional de Vacinação segue até sexta (15).



Campanha de vacinação contra a gripe é realizada até sexta (15) (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Até a manhã desta segunda (11), 1,9 milhão de integrantes dos grupos prioritários foram imunizados em Pernambuco durante a Campanha Nacional de Vacinação, número equivalente a 80,4% do esperado.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ainda é necessário vacinar 468.352 pessoas inclusas no grupo, composto por idosos, crianças, gestantes, professores, adolescentes sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Ainda de acordo com a SES, há cerca de 2,5 mil postos de saúde espalhados pelo estado em que é possível receber a vacina. A campanha segue até sexta-feira (15).

A meta estadual é imunizar pelo menos 90% do público total da campanha, percentual equivalente a 2.399.391 pernambucanos. Entre os grupos a serem vacinados, os trabalhadores de saúde, os indígenas e as mulheres que tiveram filhos em até 45 dias, chamadas de puérperas, já atingiram a meta mínima de vacinação definida pelo estado.

Dados


Desde o início de 2018 até o dia 26 de maio, Pernambuco contabilizou 842 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode ser provocada por vírus ou bactérias e é caracterizada pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associada à dispneia ou desconforto respiratório.

Desse total, 26 tiveram resultado laboratorial positivo para gripe H1N1 e outros 14 para gripe H3N2. Também foram registrados seis óbitos com resultados confirmados para H1N1 e H3N2. No mesmo período de 2017, foram registrados 953 casos de SRAG, com 64 confirmações para gripe H3N2.

Campanha prorrogada


Devido à greve dos caminhoneiros, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha, iniciada em 23 de abril, até sexta (15). A baixa adesão em alguns estados também motivou a ampliação do prazo para a vacinação.

Confira quais os grupos prioritários


-Idosos
-Crianças de seis meses a menores de cinco anos (com quatro anos, 11 meses e 29 dias)
-Gestantes
-Trabalhadores de saúde
-Professores
-Povos indígenas
-Adolescentes dos 12 aos 21 anos sob medidas socioeducativas
-População privada de liberdade
-Funcionários do sistema prisional
-Portadores de doenças crônicas não transmissíveis
-Pacientes com doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas
-Diabéticos
-Pacientes com imunossupressão
-Obesos
-Transplantados
-Portadores de trissomias


Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: