PERFIL DE UMA VENCEDORA, MARIA DE FÁTIMA MARINHO DE SOUZA

0 Comments


Com raízes fincadas em Surubim, Maria de Fátima Marinho de Souza carrega em sua trajetória a força das origens e o brilho de uma carreira marcada pela dedicação à saúde pública, à educação e à literatura. Neta de D. Maria da Luz, filha de Creuza Tavares Marinho da Costa e Antônio Cavalcante Marinho da Costa, e afilhada de Carminha Guerra, aprendeu desde cedo o valor da família, da fé e do trabalho, pilares que sustentam toda a sua caminhada.

Graduada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE) em 1978, especializou-se em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e obteve o mestrado em Hebiatria pela mesma instituição, em 2006. Sua trajetória profissional começou no renomado Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), onde dedicou 45 anos de sua vida ao cuidado com o outro, uma história de amor à medicina e ao serviço público.

Médica concursada da Prefeitura do Recife, Maria de Fátima atuou com competência e sensibilidade em cargos de grande responsabilidade. Em 1994, assumiu a chefia do Serviço de Atenção ao Adolescente; em 1995 e 1996, implantou e dirigiu o Distrito Sanitário IV do Recife; e foi diretora da Unidade Mista Lessa de Andrade em duas gestões (1997–1999 e 2002–2005). De 2005 a 2016, exerceu a função de Coordenadora de Saúde do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, representando o Governo de Pernambuco com excelência e compromisso.

Além da atuação administrativa, dedicou-se à docência, formando gerações de profissionais com o mesmo zelo que sempre guiou sua prática médica. Foi professora da disciplina de Saúde do Adolescente na UNINASSAU e na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), instituição onde atua, desde 2024, como Coordenadora do Curso de Medicina.

Participante ativa de diversos conselhos e colegiados, esteve presente em importantes instâncias de deliberação e controle social, como o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho de Saúde do Recife, o Conselho Distrital de Saúde de Fernando de Noronha, entre outros. Na área acadêmica, integra o Conselho de Professores da UNICAP desde 2016 e o Núcleo Docente Estruturante desde 2024.

Sua trajetória também ganhou projeção internacional: em 2007, representou o Brasil no IV Seminário Internacional de Experiencias de Izquierda en Gobiernos Locales, realizado em Santo Domingo, com o tema El Municipio como Factor de Democracia y Desarrollo.

Autora de artigos, pesquisas e publicações científicas, Maria de Fátima é também escritora e poeta. Seu livro Referência e Contra-Referência – Uma Proposta para a Assistência à Saúde no Distrito Sanitário IV – Recife lhe rendeu votos de aplausos e congratulações das Câmaras Municipais de Recife e Olinda, além de um Agradecimento Especial da Prefeitura do Recife.

Na literatura, revela sua alma sensível através da poesia. Publicou os livros Mar de Dentro e Amor em Campos de Trigo, além de integrar a Revista Oficina de Letras da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), da qual é membro. Participou ainda das Antologias de Poetas Brasileiros Contemporâneos nº 77 e 78 e do Panorama Literário Brasileiro 2011/2012.

Com a mesma ternura que dedica à medicina e à arte, Maria de Fátima é mãe amorosa de Murilo (casado com Luciana), João (casado com Manuelle) e Danilo (casado com Melina), e avó orgulhosa de Vinicius, Murilo, Maria Clara, Cecília, Gael, Amanda e André. Casada com Leonardo Araújo, ela encontra na família o seu porto seguro e a sua maior inspiração.

Entre a ciência e a poesia, a gestão e o ensino, Maria de Fátima Marinho de Souza é exemplo de mulher que faz da vida um espaço de partilha, de amor e de compromisso. Sua trajetória é uma ode ao servir, com sabedoria, empatia e sensibilidade.




You may also like

Nenhum comentário: