CRECHE TIA MALUDE

0 Comments
Malude Maciel.


Observamos, com grande e grata satisfação e aquele sentimento de uma mãe ao ver a filha atingir a maturidade, que a Creche Tia Malude, do Lions Clube de Caruaru completará  trinta anos de existência em 19 de outubro deste ano. Nós acompanhamos esse processo de crescimento e toda sua trajetoria desde os alicerces da Sede-Creche construídos na época em que era presidente do Clube o companheiro Leão meu esposo: Marco Antonio Maciel Santos, nas gestões: 1986/87 e 1987/88. Foi um sonho que se tornou realidade, com muita luta, força, determinação, suor e lágrimas e hoje vemos felizes um resultado positivo do empreendimento leonístico, sendo um orgulho para toda a família leonística desse município e por que não dizer, do Lions Internacional.

A Creche Tia Malude funciona na Av. Suíça, n º 100 – Bairro Universitário, fone: 3721-0386 nesta cidade e, atualmente mantém 80 crianças de 4 meses a 5 anos de idade, que entram no estabelecimento às 6h30 e saem às 17h30, recebendo 5 refeições por dia, tomando banho e escovando os dentinhos duas vezes ao dia. Consta também um Berçário com dezesseis crianças; Berçário I e II com vinte e seis crianças e Infantil I e II com 23 crianças. Recebeu este nome numa gentil homenagem à DM Maria de Lourdes S. Maciel (Malude), por sugestão do CL José Almeida, aprovada por unanimidade pelos companheiros Leões e suas Domadoras, sendo motivo de honra e satisfação. Sua pedra fundamental data de 1988, mas seu funcionamento efetivo com equipamento e material humano deu-se na gestão do CL Roosevelt Bezerra e sua Domadora Marinete, em 1991. Sua primeira Diretora foi a DM Maria Clara Amorim, pioneira naquela função educativa que serviu de base para esse trabalho que colhe bons frutos, sendo auxiliada pelas competentes Profas. Eneida Florêncio e Hila Nunes. Posteriormente, assumiu a direção, em caráter voluntário, por quase uma década, a Domadora Graça Borba que também fez um belíssimo trabalho, também a Companheira Idinalva Monteiro como Gestora regeu uma equipe bem formada que impulsionou esse movimento em prol da criança caruaruense, tendo todo o apoio dos componentes do Lions Clube e Lioness Clube de Caruaru, como também cooperação de voluntários sensíveis e engajados em projetos sociais.

A missão dessa Creche é promover o desenvolvimento integral e contínuo do alunado, considerando sua realidade social, econômica, emocional, física e intelectual. Preparando, pois, o futuro cidadão.

Os vinte funcionários do quadro de atuação são cedidos pelo Município que tem auxiliado também com complemento alimentar e materiais de higiene e didáticos. Existe ainda uma ajuda semanal do Banco de Alimentos do SESC, cabendo ao Lions os pagamentos de água, luz, telefone, vigia, manutenção do prédio e outras necessidades emergenciais. 

A “Creche do Lions Clube de Caruaru – Tia Malude” tem sua clientela proveniente de bairros de maior carência econômica e as crianças freqüentam em período integral enquanto os pais ou responsáveis trabalham, pois a situação financeira é de classe baixa, na maioria desempregados e domésticas tendo o grau de instrução entre analfabetos e com Ensino Fundamental incompleto e renda familiar de um salário mínimo. O atendimento médico é feito nos postos de saúde do bairro e a Escola mantém um bom relacionamento com a comunidade que vem se tornando mais participativa nas atividades regulares do educandário. A política adotada para o atendimento da demanda é priorizar as mães que trabalham, sendo o objetivo: educar e cuidar da criança, integrando-a no meio social em que vive, complementando a ação da família e da comunidade.

Graças a Deus, a “nossa” Creche tem, contado com pessoas conscientes e sensíveis à importância desse trabalho e, tanto políticos como voluntários em geral, além da classe leonística, têm unido forças para manter e desenvolver esse núcleo de ação comunitária. 

No ano de 2012 a PMC assumiu os deveres da instituição que está de portas abertas para receber visitas, donativos e ajuda de toda natureza a fim de continuar com o padrão de qualidade que vem oferecendo, com esforços, desde sua fundação.

Como madrinha, enquanto eu viver, estarei galgando, passo a passo, esse empreendimento, com o maior carinho, pedindo sempre as bênçãos do Pai Eterno, tanto para os assistentes como para os assistidos desse conjunto educacional que é a Creche do Lions Clube de Caruaru – Tia Malude, ou seja o atual CMEI- Centro Municipal de Educação Infantil.

Por: Malude Maciel - Jornalista, Escritora e Membro da ACACCIL 
Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.


You may also like

Nenhum comentário: