Surubim e região contam com atendimento médico exclusivo: Dr. Samuel Gonçalves, especialista em Endocrinologia e Nutrologia

0 Comments
Dr. Samuel Gonçalves - Especialista em Endocrinologia e Nutrologia.


A medicina é uma importante conquista do ser humano, graças a ela, é possível buscar a cura de diversas patologias que surgem na vida das pessoas. Uma doença muito comum e que acomete um grande número de brasileiros ocorre na glândula tireoide, tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo. Sobre o assunto, o médico Samuel Gonçalves, especialista em Endocrinologia e Nutrologia, explica que problemas na tireoide são tratáveis e o paciente pode ficar curado. No entanto, ele enfatiza que muitas pessoas apresentam tireopatias e nem se dão conta disso. Dr. Samuel atua há oito anos, em Caruaru, cuidando de problemas na tireoide e de demais distúrbios hormonais e alimentares. Também realiza palestras sobre emagrecimento saudável em academias, clínicas de beleza e saúde e em grupos de estética. Em Surubim, atende no Espaço Vida e no Instituto Roberto Mateus. 

Confira a entrevista abaixo:

Dr. Samuel Gonçalves - Especialista em Endocrinologia e Nutrologia.


BLOG MALUMA MARQUES - De que maneira problemas na tireoide afetam a qualidade de vida das pessoas?

SAMUEL GONÇALVES - Uma alteração hormonal da tireoide gera problemas no sono e na qualidade de vida do paciente. Paciente com hipotireoidismo dorme praticamente o dia todo, come pouco e engorda muito. Já o paciente com hipertireoidismo come muito, engorda pouco, tem muita dor de cabeça, insônia e tremor. Isso interfere no dia a dia do paciente, ele não consegue trabalhar, prejudica a concentração. 

BMM - Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

SG - Nutrólogo é medico. Além de fazer o estudo nutricional do paciente, verificar as carências nutricionais e o que ele necessita, o que está faltando naquele paciente para que ele tenha uma vida saudável, ele é capaz de diagnosticar alguns tipos de doenças como tireoide, diabetes, hipertensão e medicar. O arsenal terapêutico do nutrólogo é maior porque a gente pode solicitar exames e passar tratamentos, por exemplo, para a  obesidade. O nutrólogo é médico integrativo, pois age em todas as áreas da medicina, além da nutricional.  Já o nutricionista trabalha exclusivamente na área nutricional.

BMM - O paciente obeso e os que não param de comer por conta da ansiedade o que devem fazer?

SG - Existem pacientes que são obesos porque entraram num quadro depressivo, outros são obesos porque tem problemas de estresse e quando chegam em casa descontam na alimentação, comem mesmo sem fome. Existem inúmeras medicações que controlam essa ansiedade, ansiolíticos, que acabam regulando a alimentação.

BMM – Quais os cuidados que os  veganos devem ter com a saúde?

SG - Pacientes veganos precisam se adaptar aos tipos de proteínas e carboidratos e gordura que tem que comer. Geralmente comem apenas vegetais e existem proteínas no brócolis, proteína de boa qualidade, existem proteínas em outros tipos de vegetais que eles acabam comendo e se adaptando normalmente. Os cuidados devem ser com a imunidade e com as defesas do organismo, conseguindo fazer uma alimentação balanceada, dentro do seu cardápio alimentar, e não se esquecer de consumir proteínas suficientes para formar as células de  defesas  do corpo que são os anticorpos.

BMM - Por que tantas pessoas têm problemas na tireoide? Quais as causas?

SG - Em sua maioria são problemas de caráter genético. Em sua minoria são problemas de caráter nutricional e alimentar. Razão pela qual escolhi a área de nutrologia para complementar minha área. Então geralmente meus pacientes me procuram quando estão num estado mais grave, passando por muitas dificuldades e problemas de saúde.

BMM - A má alimentação e o estresse contribuem para o surgimento de problemas na tireoide?

SG - Sim, principalmente o estresse influencia muito nas tireopatias, porque a glândula tireoide é produtora dos hormônios e quando você tem estresse no seu organismo, isso altera a produção desses hormônios, tanto para mais quanto para menos, e isso vai alterar a funcionalidade do corpo. A glândula tireoide é uma das glândulas mais importantes controladoras do metabolismo do corpo.

BMM – Segundo pesquisas, distúrbios hormonais na tireoide são mais comuns nas mulheres, mas os homens também podem ter?

SG - Podem. As tireopatias são encontradas mais em mulheres de meia idade e em homens em sua minoria. A mulher tem uma propensão genética maior do que o homem e a quantidade de mulheres é quatro a cinco vezes superior a quantidade de homens que me procuram.

BMM - Qual a diferença entre hipertireoidismo e hipotireoidismo?

SG - Hipertireoidismo é a megaprodução dos hormônios tireoidianos. Já o hipotireoidismo é a pouca produção de hormônios, quando a glândula está preguiçosa. O menos danoso seria o hipotireoidismo, quando ele não está numa fase muito grave, produzindo pouco hormônio e é também muito mais fácil de ser corrigido. Já o hipertireoidismo causa mais danos ao paciente. Pode causar arritmia cardíaca grave, grande perca de peso, dentre outros fatores que causam mudança na qualidade de vida do paciente. O câncer também é uma das alterações tireoidianas malignas.

BMM – Quais os sintomas para quem está com problemas na tireoide?

SG - O hipotireoidismo causa aumento do peso, perde cabelo, sonolência, fragilidade nas unhas, alteração no ciclo intestinal, alterações da pele, que fica mais seca. Já os pacientes com hipertireoidismo perdem muito peso em um período curto de tempo,  arritmia cardíaca, tremores, tonturas, vômitos, dores de cabeça, sintomas que confundem às vezes com outros diagnósticos.

BMM - Que tipos de tratamentos o endocrinologista realiza, além dos cuidados com pacientes com problemas na tireoide?

SG - Diabetes, obesidade e todos os problemas hormonais, como os problemas da glândula adrenal.

BMM - Problemas na tireoide tem tratamento?

SG - Tem sim, tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo. O hipotireoidismo trata com hormônios para repor o que está faltando no sangue, e o hipertireoidismo a gente trata com inibidores desses hormônios que estão em excesso. É bem tranquilo o tratamento e os pacientes geralmente respondem muito rapidamente.


Dr. Samuel Gonçalves - Especialista em Endocrinologia e Nutrologia.



You may also like

Nenhum comentário: