CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE MIRIAM MERCI

1 Comments


    
Miriam Mércia da Silva, conhecida no meio artístico como Miriam Merci, natural de Recife, é filha de José Patrocínio da Silva (in memoriam) e de Benedita Olegário da Silva (in memoriam). É casada, tem uma filha e uma neta.
     
Na trajetória estudantil, frequentou a Escola Padre José de Anchieta, no bairro da Mustardinha, e concluiu o segundo grau, aos 17 anos de idade, no Colégio e Curso Independência no bairro da Estância, em Recife. De família humilde e numerosa, composta por onze filhos, teve que parar os estudos para ajudar a família e para seu próprio sustento. Sonhava em se formar em psicologia ou arquitetura, porém tais condições financeiras não permitiram a realização dos seus sonhos.
     
Desde a adolescência demonstrava interesse e talento pelas artes. Nessa época começou a pintar e, além das pinturas, desenvolvia também diversos tipos de artesanatos, tapeçarias, bordados e crochê os quais aprendeu com sua mãe. E muito rápido começou a fornecer seus produtos para revenda nas lojas de Boa Viagem, em Recife.
     
Daí por diante seguiu a carreira artística. Com uma personalidade brilhante é, ao mesmo tempo, mãe, avó, artesã, pintora autodidata, palestrante, escritora, mulher empreendedora e autora do projeto cultura popular, que ganhou reconhecimento internacional e lhe rendeu o título de embaixadora pela Associação Internacional dos países de língua portuguesa - Atlas Violeta - (Porto Portugal). Com isso, tornou-se uma artista plástica brasileira consagrada internacionalmente pela sua arte que resgata a cultura popular desde a origem Lusa, às influências Africana e Indígena, que compõem a cultura popular brasileira.  
     
Em 2004, numa viagem que fez à Europa para Portugal, Itália e Espanha, em Portugal entrou para o seleto grupo artistas da Marina de Vilamoura no Algarve, onde passou a ser a única mulher e única pintora brasileira integrante do grupo composto por onze artistas de diversos países. A partir daí, sua arte percorreu exposições coletivas e individuais em seis países como: Portugal, Itália, Espanha, França, Estudos Unidos e Alemanha. 
     
Gosta de trabalhar com o público e tem uma grande facilidade de comunicação, assim sendo com muita frequência recebe convites para participar de eventos nacionais e internacionais. Atualmente vive no centro norte da Itália, na cidade de Cesena, dedicada a sua arte e seu projeto cultura popular, onde trabalha, economiza e realiza aquilo que acredita, pois nunca pôde contar com nenhum tipo de incentivo ou apoio de seus familiares, nem dos nossos governantes, apesar de seu projeto crescer a nível educacional.
     
Acreditando no que faz, seguindo sempre em frente sem esperar nada de ninguém, muito lhe tem sido acrescentado porque seu desejo maior sempre foi direcionar sua arte para educação e isso já foi conquistado. Investe boa parte do que ganha em sua arte e projeto, atualmente dedica-se também ao intercâmbio cultural como representante oficial da ArtCon Expo Internacional, com o objetivo de divulgar a arte e os artistas brasileiros em eventos internacionais. 
     
Praticamente todos os anos vem ao Brasil, uma forma que encontrou para driblar a crise e participar ativamente dos eventos em seu país, ministrando palestras e participando de seminários e eventos voltados para a educação e cultura populares. Num desses momentos, ministrou um curso para artesãos no Ceará, onde estimulou a criatividade de muitos artesãos a acrescentar cultura popular em suas criações, desde o bordado aos trabalhos em palha e muitos outros.
     
Quanto à pintura principalmente, a inspiração para a criação de suas obras vem das  experiências vividas quando criança, da dança do pastoril, das danças do coco e da peneira, das quadrilhas juninas, das cirandas e  de muitas outras manifestações culturais. E  também do Carnaval, sua festa preferida, bem como o Maracatu, que adora.
      
Suas obras são inspiradas nos temas da cultura popular brasileira como: Lampião e Maria Bonita, Forró, Maracatu, bumba meu boi, Trio Nordestino, Sanfoneiro, Ciranda, o negro, o índio, bandeiras estilizadas.

Abrangendo também os temas da cultura popular infantil como: Saci Pererê, Curupira, Iara a Sereia, Boitatá, Vitória régia, Negrinho do Pastoreio, O Boto Rosa e muitos outros.
     
Além disso, seu projeto e a linha de produtos cultura popular by Miriam Merci (marca registrada) são resultado de três anos de pesquisas e reúne pintura, música, dança e culinária brasileira. É um projeto sociocultural que além de resgatar a cultura popular através da tecnologia usando a tėcno arte, gera oportunidade de trabalho em diversos setores com um único objetivo; resgatar, transmitir e vivenciar as manifestações da cultura popular brasileira, fortalecendo nossas tradições culturais e trabalhando a autoestima dos jovens e crianças.
     
Este projeto, inclusive, entrou nas escolas públicas e particulares como material paradidático em nove estados brasileiros. Com isso, professores e alunos de diversas partes do Brasil mantém conexão com sua autora que já esteve presente em escolas públicas do Recife durante a realização do projeto.
    
Por tudo o que realiza, conquistou diversos prêmios, entre eles diploma de mostra artística, caso de Sucesso do SEBRAE, troféu mulher empreendedora, autora da comunicação visual de cerveja italiana, diploma de Sócia Honorária da Academia Afro-Cearense de Letras de Fortaleza/Ceará, mas não para por aí, ainda continua cheia de desafios e sonhos e espera poder concretizá-los.
     
"Agradeço a Deus e ao Universo por estar muito satisfeita com a prosperidade, com o reconhecimento da minha arte a nível internacional, do projeto, do meu trabalho de um modo geral, consciente que é fruto de muito esforço, dedicação e foco.”



You may also like

Um comentário:

  1. Bom dia querida, muito obrigado pela matéria, atenção e carinho, sinto-me lisonjeada em poder contribuir com minha arte e projeto cultura popular na educação de nossas crianças.

    ResponderExcluir