PE tem cinco cidades com vacinação contra a pólio abaixo dos 50%

0 Comments

Campanha do Ministério da Saúde contra a doença será realizada entre 6 e 31 de agosto. Dados do PNI mostram que Cortês, localizada na Zona da Mata Sul, é a cidade com a menor cobertura no Estado



Vacinação contra a poliomielite
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Livre da poliomielite desde 1990, o Brasil tem 312 municípios com cobertura vacinal contra a doença abaixo dos 50%, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade, de acordo com dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI). Em Pernambuco, os dados mais recentes do PNI mostram que Cortês, localizada na Zona da Mata Sul, é a cidade com a menor cobertura no Estado: tem apenas 35,94% das crianças menores de um ano vacinadas.

Os municípios de Palmares, na Mata Sul, (38,90%); Frei Miguelinho, no Agreste (39,44%); Correntes, também no Agreste (43,06%); e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (49,47%) completam a lista da margem de risco no Estado.

O índice acendeu a luz vermelha no ministério, que alerta para o risco de reintrodução da pólio em cidades com cobertura abaixo de 95%. A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite acontecerá entre 6 e 31 de agosto e oferecerá uma oportunidade de atualização da caderneta.

 Apesar da campanha de agosto, o Ministério da Saúde alerta que as doses estão disponíveis durante todo o ano no Sistema Único de Saúde (SUS) e chama a atenção para a obrigação dos pais de atualizar as cadernetas de seus filhos. A orientação da pasta é para a imunização de todas as crianças menores de cinco anos. A vacinação é a única forma de prevenção da pólio e outras doenças que não circulam mais no País.

A poliomielite


Também conhecida como “paralisia infantil”, a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa o intervalo de três dias. A doença acomete em geral as pernas, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e ausência de reflexos na região atingida.


Transmissão


A transmissão da pólio ocorre mais frequentemente pela via fecal-oral e através do contato direto pessoa a pessoa e por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar. Segundo o Ministério da Saúde, a falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores favorecem a transmissão do poliovírus.


Por: Folha PE.


You may also like

Nenhum comentário: