CERVANTES, UMA PERDA IRREPARÁVEL

0 Comments


Recebemos a triste notícia do falecimento do amigo jornalista Cervantes, um dos mais destacados colunistas sociais do interior pernambucano.
       
Cervantes, atuava em Caruaru e se constituía na mais destacada figura do jornalismo caruaruense, um marco extraordinário do colunismo social.
       
Aqueles que eram citados por Cervantes como destaque na sociedade caruaruense recebiam o reconhecimento público tendo em vista a dimensão do alcance de merecido destaque.
       
Com a morte de Cervantes, perde Caruaru e toda sociedade do interior pernambucano que sabia da importância de alguém que era notícia nas colunas do jornal e no rádio caruaruense.
       
Consternada, registro o meu pesar pela perda de um colega jornalista, amigo que sempre mereceu a minha atenção e o meu reconhecimento.
      
Para você, meu caro amigo, a minha eterna saudade.

JOSÉ SOARES FERREIRA (CERVANTES)


José Soares Ferreira utilizava o pseudônimo “Cervantes”, que foi escolhido quando ingressou na vida social por Marinalva Holanda. Nasceu no dia 30 de novembro às 12 horas. É filho do Sr. Antonio Soares Freitas (artesão em sapato) e Maria Soares (do lar).

Estudou o curso primário em várias escolas municipais e no Grupo Augusto Tabosa onde concluiu o mesmo tendo como professoras Maria de Lourdes Cursino, Maria José Claudino, Linete Florêncio e Geninha Santos, de quem guardava boas recordações. Após o curso primário se inscreveu para o curso de Admissão ao Ginásio no Colégio de Caruaru (atual Colégio Diocesano) onde foi aprovado e fez o curso Ginasial, seguindo do curso Científico no Colégio Municipal Álvaro Lins, concluindo e prestando o vestibular para Filosofia na Faculdade de Filosofia de Caruaru – FAFICA, sendo aprovado em Ciências Sociais. Daí por diante resolveu fazer outros cursos universitários como Odontologia na ASCES, Publicidade e Propaganda na FAVIP, concluindo todos eles. Jornalista há mais de 40 anos gozando dos direito pelo Decreto 972 de 17 de outubro de 1969.

Trabalhou na TV Universitária no programa “Porque Hoje é Sábado” com Alena e Marcos Macena, no programa “Manhã com Dr. Humberto” em um canal da Detelpe que ia para todo Estado de Pernambuco, na TV Jornal do Comércio no programa “Hifen – o traço de união entre o interior e a capital” com o jornalista Ricardo Ferreira Pinto. Participou de uma sequência de auditório, produtor adjunto do programa “Mulher” apresentado por Carmem Peixoto. Na inauguração da TV Tropical em Caruaru manteve um programa por três anos – “Cervantes’.

Escreveu no Jornal “A Defesa” onde iniciou sua vida de colunista com notas impressas, teve uma passagem rápida pelo Jornal “Vanguarda”, “Folha do Agreste”, jornais de pequena circulação e muitos jornais da cidade de empresas privadas.

No Jornal do Commercio escreveu no Suplemento Social que tinha como editor o colunista Alex (José de Souza Alencar), também em Caruaru no Jornal do Commercio com a coordenação de Giovanni Mastroiani e Souza Pepeu. Tudo encartado no Jornal do Commercio do domingo. Escreveu uma página no Suplemento Social de Boa Viagem também encartado no Jornal do Commercio editado pela jornalista Marluce Teixeira, Jornal de Praia de Boa Viagem (editado pelo jornalista Abrahão Alliz), Jornal dos Clubes, Folha da Manhã e outros de pequena circulação.

No Diário de Pernambuco foi responsável por uma página de notícias sobre a vida social de Caruaru, por muitos anos. Como também no Suplemento encartado no Diário, quando o colunista João Alberto escrevia uma coluna jovem, também iniciava sua vida na crônica social.

Trabalhou no Programa Social aos domingos quando iniciou na Rádio Cultura do Nordeste – Whisky, Música & Society; Programa Social na Rádio Liberdade às 12 horas diariamente; Programa Social às 13 horas diariamente na Rádio Difusora de Caruaru sob a direção de Liesid Interaminense e A. Niceas, por muitos anos; Programa Social na Rádio Mandacaru FM.

Realizou várias festas, entre elas: Jovem Pão, Elegantes do Ano, Glamour Girl, Garotas dos Bairros, Catálogo de Brotos, Jantar Privé, Miss Beleza Caruaru, Festa de Debutantes, Gente Notícia e outras.

Cervantes foi a primeira pessoa a desfilar no Baile Municipal do Clube Português em Recife com a fantasia “Peixeiro de Chian-Li” criado por Carminha Siqueira. Também desfilou em carro aberto com essa fantasia pelas ruas da cidade no carnaval de Caruaru.

Na capital pernambucana nas boates Leandros e Balantines fez muitas festas durante oito anos sob o nome Gente Notícia e também desfiles de moda.

Foi encarregado de organizar o lançamento da Coleção Clodovil no Hotel Quatro Rodas em Olinda, que era patrocinado pela Cala Lux onde também lançou uma Coleção de Óculos com o seu nome.

Teve matéria e foto em revista como Veja e outras revistas de circulação nacional.

Lançou o livro ‘Gente Fina”. Foi precursor e criador do primeiro Grupo de Manequim Profissional, “Grupo S” que durou muitos anos, tendo um cast de mais de 50 participantes.

Criou e realizou por 13 anos a Feira de Moda Comércio e Indústria de Caruaru que deu origem a todas estas outras que agora se realizam.

Lançou várias candidatas ao título de Miss Pernambuco: Ednalva Lins, Eunice Mergulhão, Luzinete Sobral, Suzana Oliveira e Lourdinha Nunes. Eunice Mergulhão conquistou o Miss Pernambuco e foi a mais fotografada do concurso Miss Brasil. Luzinete Sobral foi Miss Caruaru e em seguida foi Miss Sport Club do Recife e conquistou o segundo lugar no Miss Pernambuco.

Em sua estante guarda várias homenagens recebidas, entre elas da Câmara de Dirigentes Lojistas pelos seus 40 anos e da Câmara Municipal de Caruaru com a medalha Honra ao Mérito José Carlos Florêncio (vale salientar que poucas pessoas possuem esta comenda) e um mundo de troféus, placas e medalhas concedidos por outros órgãos privados e municipais.

Atualmente era editor da Revista Resumo que circula em diversas cidades do interior do Estado de Pernambuco.

Realiza há 22 anos a Festa “Troféu Ouro”, o prêmio mais importante da região e revitalizou o Baile Vermelho e Branco.

Foi criador da Revista Resumo, a primeira em circulação e que hoje tem uma leitura de 89%.

Cervantes era dentista aposentado pelo INAMPS.

Manteve na TV Criativa.com, um programa social que é um dos mais acessados na Web.Society, coordenava algumas festas sociais e dava consultorias a outras.



You may also like

Nenhum comentário: