FESTA DE SÃO JOSÉ ACONTECE EM SURUBIM PERPETUANDO AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

0 Comments



Como acontece todos os anos, a tradicional festa de São José, padroeiro da cidade de Surubim, teve início no dia 10 de março e se estendeu até ontem (19).

Durante os dez dias de festa, organizada pela paróquia de São José, localizada no centro da cidade, a programação religiosa contou com missas e shows culturais realizados em frente à matriz do Santo padroeiro.

Mas a grande atração da festa foi a cantora missionária católica Eliana Ribeiro, que realizou um show no último sábado (16), logo após a missa, em frente à igreja  de São José. Eliana é muito conhecida  pelos católicos e já tinha vindo à cidade  em outro momento. Sua vinda foi um estímulo e tanto para os católicos, é tanto que durante o show, o espaço parecia pequeno pela quantidade de fiéis presentes, não só de Surubim, mas de outras cidades vizinhas, que fizeram questão de comparecer, por serem fãs da cantora.   

Eliana Ribeiro tem 25 anos de carreira como cantora missionária, já fez muitos shows no Nordeste e pelo Brasil inteiro. Inclusive, fez shows  também até fora do Brasil. E para 2019 consta em sua agenda apresentações nos Estados Unidos e Londres, na Inglaterra. A vinda da cantora foi uma iniciativa da própria paróquia de São José, que patrocinou o evento e que, segundo o padre Cleydson Barbosa, atual pároco da igreja, esse show foi uma maneira de estimular os católicos, um presente da igreja para seus fiéis.

Durante cerca de duas horas e meia de show, com início a parti das 21h, Eliana incluiu em seu repertório canções conhecidas pelo público, como Barco a Vela e Livre Acesso, além de músicas de outros cantores gospel. E como é característico em suas apresentações, o público pode dançar e louvar a Deus ao mesmo tempo. 

Seguindo a programação religiosa, no domingo e na segunda-feira foram realizadas as tradicionais celebrações, ou seja, as  missas, e na terça-feira, no dia solene de São José, houve uma programação bem intensa com três missas, a primeira às 7h da manhã, a segunda às 10h e a última às 15h30. Logo após a última celebração, aconteceu a famosa procissão de São José pelas principais ruas da cidade, atraindo centenas de fiéis.  Após a procissão, houve a Benção do Santíssimo Sacramento e apresentação cultural no palco montado em frente à igreja.

Para os fiéis surubinenses, cada homenagem para São José é também uma maneira de pedir chuva para a região, numa mistura do rito religioso com o aspecto cultural. Já para a igreja católica, cada evento para homenagear os santos, é um momento de renovar e fortalecer a fé cristã.
























You may also like

Nenhum comentário: