UMA MISTURA DE CORES, RITMOS E ALEGRIA EMBALOU O CARNAVAL DE SURUBIM COM GRANDES ATRAÇÕES, COMO FAFÁ DE BELÉM

0 Comments


O carnaval de Pernambuco termina em Surubim.






O carnaval de Surubim mais uma vez alcançou recorde de público no último fim de semana, consagrando-se como um grande evento do interior de Pernambuco. O tradicional Desfile das Meninas Virgens da cidade a cada ano vem ganhando nova expressão, com atrações diversificadas e um público cada vez mais presente e animado. A festa teve início na sexta-feira (08) e encerrou no domingo (10).

Para quem gosta de diversificar, o carnaval de Surubim é o lugar certo para diversão.  O principal cortejo para os trios e blocos é a Avenida São Sebastião. Além do tradicional colorido dos enfeites da rua, organizado pela prefeitura municipal, as casas também se enfeitam para acompanhar o clima do carnaval. As famílias aproveitam para fazer seus camarotes particulares, contando com a presença de familiares e amigos.

Para um olhar atento, o carnaval de Surubim atrai um público eclético, são tantos ritmos musicais na avenida, que cada um se encaixa aonde acha mais convidativo. Alguns se embalam ao som dos reboques, outros vão atrás dos trios elétricos, outros ficam no camarote principal. Há também os que gostam de circular na avenida, enquanto há os que preferem ficar nas calçadas vendo as atrações do cortejo, ou mesmo perto do palco principal esperando os artistas se apresentarem.

O carnaval de Surubim, por ser um diferencial, contou com um polo infantil, blocos líricos, com seus ritmos que relembram os velhos carnavais, além do axé, o frevo, o funk e ritmos do momento, que inspiram os mais jovens a requebrar e descer até o chão. Inclusive este ano teve até discoteca, em plena avenida, num trio elétrico patrocinado por empresários locais que resolveram inovar, e que também caiu no gosto dos foliões.

Além de a cada ano inovar, o carnaval ainda não perdeu as origens, muitos homens desfilaram na Avenida São Sebastião vestidos de mulher, já que foi assim que tudo começou, com o saudoso Mário Junior, que criou e incentivou, para se perpetuar, o carnaval fora de época em Surubim.  E há quem diga que Mário Junior tem agora um substituto à altura, o jovem Welington Santos, que todo ano desfila pela avenida num carro exclusivo e com uma bela fantasia, que chama atenção do público.  Mas havia também muitas mulheres com suas fantasias inusitadas. 

Quanto à programação, na sexta-feira (08), quem se apresentou no palco principal foi o cantor Geraldo Maia e Marrom Brasileiro. No sábado (09), tudo teve início às 16h, com o Nave Moleka, para o público infantil. No mesmo dia, à noite, a partir das 19h, quem desfilou pela Avenida de São Sebastião foram os blocos líricos, dentre eles o “Folguedos de Surubim” e “A Pisada é Essa”, com belos figurinos carnavalescos. Além disso, quatro trios elétricos sacudiram os foliões, encerrando a noite no ritmo pernambucano do frevo, com a apresentação da Orquestra Nil Frevo. 

No domingo (10), o evento teve início a partir das 14h num cortejo cultural, com o desfile dos tradicionais Bois de Nanicos, que são um marco da cultura local e que muito encantam crianças e adultos. Depois foi a vez dos Maracatus de Nazaré da Mata e Aliança se apresentarem na Avenida de São Sebastião. Como sempre acontece, a beleza e colorido dos Maracatus deram um brilho especial à avenida, e cativou a atenção do público presente. Os Caboclinhos também deram um show à parte, demonstrando o quão forte e rica é a cultura pernambucana. Mas houve espaço para tudo, com o calor do frevo, axé e outros ritmos, durante o evento. Mais de 10 trios elétricos desfilaram pela avenida e a festa, que começou durante o dia, só terminou à noite. Blocos como o Surpresa e 40 Graus, que já são conhecidos pelo público, sacudiram os foliões. Porém, como sempre o frevo predominou, como deveria ser, e a Avenida São Sebastião ficou lotada. 

A grande atração da festa foi a cantora Fafá de Belém, que mostrou que também sabe cantar frevo e valorizar o grande ritmo pernambucano. Com um figurino ousado e ao mesmo tempo elegante, colorido e sensual, característico do carnaval, a cantora desfilou no trio elétrico por toda Avenida de São Sebastião até o pátio da Usina. A sua vinda a Surubim foi patrocinado pelo governo do Estado. E Fafá esteve bem acompanhada pelos deputados Danilo Cabral e Lucas Ramos e pela Prefeita Ana Célia Farias. Eles prestigiaram todo o evento na maior euforia, e a todo o momento curtiam a festa embalados pelas canções da cantora.

Durante o cortejo, como é característico, Fafá de Belém sacudia os foliões com toda a sua energia, e ainda aproveitava para cumprimentar as pessoas em seus camarotes particulares. Como era de se esperar, Fafá foi pura simpatia e demonstrou muito alegria, com sua risada única e seu jeito espontâneo, sem contar o envolvimento com o ritmo pernambucano, o frevo, que fez questão de cantar na maioria do tempo.
 Mas ainda teve tempo para abrir um pequeno espaço, quase no fim do cortejo, para cantar uma de suas canções de grande sucesso, a música “Meu Coração é Vermelho”, atendendo a pedidos de foliões.  Durante a sua apresentação, Fafá ainda pediu um minuto de silêncio para homenagear a ex-primeira dama de Surubim, Maria Aragão, atendendo a um pedido da prefeita Ana Célia. E encerrou sua participação no Carnaval de Surubim com agradecimentos e elogiando o povo pernambucano. “A coisa mais bonita desse Estado é que vocês têm um amor profundo às raízes”, afirmou. Segundo o público presente, a cantora fez um grande show. 

Em todo o evento, o público acompanhou os trios elétricos na maior euforia, e a festa foi tranquila, graças ao apoio da Polícia Militar. Não é à toa que “O Carnaval de Pernambuco Termina em Surubim”.





































































































You may also like

Nenhum comentário: