A dois dias do Dia D contra gripe, Pernambuco precisa vacinar 68% dos integrantes de grupos de risco

0 Comments

Meta é imunizar 90% do público mais propenso a contrair vírus até 31 de maio. Até esta quinta (2), há pelo menos quatro óbitos suspeitos da doença em investigação no estado.



Crianças entre os seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias fazem parte do grupo prioritário de vacinação contra Influenza — Foto: Ikamahã/Sesau PCR/Divulgação

Até esta quinta-feira (2), Pernambuco vacinou 582.859 pessoas durante a campanha de vacinação contra a gripe. O número representa 22% do total de pessoas que devem ser imunizadas, mas a meta é vacinar 90% do público alvo. A doença é a suspeita de, no mínimo, quatro casos de óbito ocorridos no estado.

A campanha, iniciada no dia 10 de abril, segue até 31 de maio. O Dia D acontece no sábado (4), nos postos de saúde do estado. No Recife, as Unidades de Saúde da Família (USFs), upinhas, unidades básicas tradicionais e policlínicas da prefeituras ficam abertas das 8h às 17h para garantir a imunização de integrantes de grupos prioritários. Os endereços das USFs podem ser consultados no site da prefeitura.

A expectativa é vacinar grupos de gestantes, indígenas e puérperas, além de professores, idosos e crianças dos seis meses aos 5 anos, 11 meses e 29 dias. De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), mais de 40% das gestantes, indígenas e puérperas já receberam a dose da vacina. Professores e idosos, no entanto, estão abaixo dos 15%.

A vacina protege contra as influenzas A (H1N1 e H3N2) e B e também contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Nesses casos, é preciso apresentar prescrição médica no ato da imunização.

Jovens dos 12 aos 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também têm direito às doses. O Ministério da Saúde também orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, assim como profissionais de saúde.

Óbito em investigação


No domingo (28), a SES foi notificada a respeito de um óbito suspeito de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ocorrido no sábado (27). A vítima, uma jovem de 17 anos, passava parte da semana no Recife e parte em Bezerros, no Agreste.


As amostras colhidas foram encaminhadas para a realização de exames laboratoriais. Segundo a SES, há pelo menos outros três óbitos suspeitos de SRAG em investigação em Pernambuco, desde que a vacinação contra influenza teve início no estado.


Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: