DEPUTADO ESTADUAL LUCAS RAMOS (PSB), RELATA TRAJETÓRIA DE VIDA E PROJETOS APRESENTADOS NA ALEPE, INCLUSIVE PARA BENEFICIAR SURUBIM

0 Comments
Deputado Estadual Lucas Ramos (PSB).

A atuação de um deputado, seja estadual ou federal, é muito importante para defender os interesses da população, com a aprovação de projetos e indicação de emendas parlamentares, para que sejam destinados recursos públicos para setores específicos e prioritários. Sendo assim, saber como anda a atuação parlamentar é essencial, a fim de perceber se o representante do povo está atendendo aos anseios da população.

O deputado estadual Lucas Cavalcanti Ramos (PSB), vem de uma trajetória familiar atuante na política, a exemplo de seu pai, que foi vereador de Petrolina e por três vezes ocupou a Alepe, no mandato de deputado estadual. Segundo Lucas, percorrer o mesmo caminho, mesmo diante de desafios, é gratificante, para lutar em defesa dos que o elegeram.

Lucas Cavalcanti Ramos é natural do Recife, mas passou a infância inteira em Petrolina. É Filho do economista e atual conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco Ranilson Brandão Ramos e da médica pediatra Marta Cavalcanti Ramos. É irmão do advogado Caio Cavalcanti Ramos, que atualmente desenvolve suas atividades profissionais no escritório do BNDES em Recife. Lucas é formado em Administração de Empresas e com apenas 21 anos de idade já comandava uma empresa de propaganda e publicidade indoor, que se tornou a maior da América Latina. Mas deixou a vida de empresário e o mesmo espírito empreendedor levou para a política. É casado e pai de duas filhas. Suas duas paixões são a família e a política. 

Em seus discursos, costuma dizer que entrou na política em seu melhor momento, em 2014, seu primeiro mandato de deputado estadual, já que o Brasil vivia um cenário de explosão social, com as pessoas ocupando as ruas e reivindicando direitos. Agora ocupa o segundo mandato na Alepe, com uma votação expressiva em 2018, 62.968 votos, tornando-se o oitavo deputado estadual mais bem votado do Estado e o quarto entre os eleitos pelo Partido Socialista Brasileiro.

ENTREVISTA


BLOG MALUMA MARQUES -  O que o motivou a seguir a carreira política?

LUCAS RAMOS - Eu vivi a política na minha casa desde sempre, pois fui vendo a dedicação do meu pai, seu trabalho e compromisso, então não podia ser diferente, me encantei com a política e atendendo ao convite de Eduardo Campos (in memoriam) eu aceitei. Eu sonhei ser político e busquei esse caminho. A vida empresarial me ensinou muito e aprendi a ter responsabilidade, que serviu muito para a atuação política.

BMM - Fale sobre sua atuação na Alepe no primeiro mandato.

LUCAS RAMOS - Me dediquei a trabalhar por cidadania para transformar Pernambuco num lugar melhor para viver. Também na área de segurança pública, na condição de     vice-líder do governo Paulo Câmara, no primeiro biênio da nossa legislatura, articulamos com as polícias Civil e Militar e conseguimos desmobilizar aquela greve que estava se instalando em Pernambuco. Com relação aos índices de violência, conseguimos reverter esses números no Estado e, hoje, com doze meses, podemos comemorar esses índices de redução de violência e da criminalidade.  Em Petrolina, fizemos algumas ações como a ampliação de iluminação pública, que torna a cidade mais segura para as pessoas circularem, investimos em calçamentos e pavimentação para dar mais segurança para quem trafega por vias públicas. E damos prioridade também a investimentos em educação, com abertura de novas escolas e salas de aula.

BMM - O que tem feito para beneficiar Surubim?

LUCAS RAMOS - Em primeiro lugar, queremos intensificar o nosso trabalho para levar uma universidade estadual ou federal para o Agreste pernambucano. A gente sonha com isso e o povo de Surubim espera por isso. E agora tenho a chance de encabeçar essa luta e buscar viabilizar esse projeto para que esta instituição seja implantada em Surubim. Também, nós colocamos emenda parlamentar na ordem de 200 mil reais para ajudar com o custeio do Hospital Municipal de Surubim. Além disso, colocamos ainda outros 200 mil de emenda parlamentar para que a prefeita Ana Célia possa ampliar obras de calçamento na cidade. O plano já foi aprovado pela Secretaria de Planejamento e agora estamos trabalhando para a liberação dos recursos, a fim de dar início às obras.

BMM - De que maneira procura atender às expectativas dos que o elegeram e contribuir com o desenvolvimento de Pernambuco?

LUCAS RAMOS - Nós temos um orgulho de poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas no que diz respeito ao abastecimento de água, já são treze sistemas simplificados que pudemos articular junto ao governo do estado para levar água para as pessoas. Nesse ponto, os então Secretário  da Casa Cívil do Estado de Pernambuco, Nilton Mota, foi fundamental para aprovação e execução dessas obras. Também conseguimos duas escolas de referência, em tempo integral, para a cidade de Petrolina, além de conseguir uma unidade do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento pra Petrolina para combater a criminalidade e, graças a esse esforço, hoje esta é a segunda cidade que mais reduziu a criminalidade em Pernambuco. Também apresentamos emendas para um projeto que vai permitir a requalificação do Centro da Juventude de Petrolina, para transformá-lo num centro comunitário da paz, onde os usuários possam praticar esportes, realizar ações de mediação de conflitos e assistência social, enfim uma série de serviços ofertados de forma gratuita para uma população carente, que precisa de mais atenção. Também conseguimos uma escola técnica estadual para o município de Cabrobó, a primeira do sertão do São Francisco e ainda trabalhamos na perfuração de poços e construção de barragens para que a gente pudesse buscar água para ofertar as pessoas. Investimos na requalificação das nossas rodovias estaduais e já está no orçamento da secretaria de Infraestrutura, a partir de investimentos do DER, a recuperação da BR 232, a mais importante rodovia de Pernambuco. 

BMM - Você considera importante para a população ter uma representação política estadual e federal?

LUCAS RAMOS - É fundamental. Os representantes são a extensão da vontade popular, os defensores dos interesses das cidades. Surubim quando escolheu aqui na assembleia Lucas Ramos, pode ter a certeza de que irá ter aqui um guerreiro em busca de tornar realidade tudo aquilo que a cidade sonhar. Da mesma forma que escolheu Danilo Cabral como porta voz dos interesses do povo de Surubim e do Agreste pernambucano, articulando as ações junto ao governo federal pra beneficiar a população local.

BMM - Como você enxerga a situação da segurança pública no nosso Estado?

LUCAS RAMOS - Está melhorando, mas ainda não chegou na situação ideal. No entanto, Pernambuco é o estado que mais reduziu os crimes violentos, letais e intencionais no Nordeste. Foi o segundo estado no país. Então é um esforço do governo Paulo Câmara na tentativa de salvar vidas. E na condição de deputado estadual e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e Tributação da Alepe nós temos condições de destinar recursos do orçamento ao poder executivo para sustentar a realização de ações de combate ao crime em suas diversas modalidades.  E estamos também discutindo um projeto de emenda à Constituição, de autoria do deputado Clodoaldo Magalhães, que impede que pessoas condenadas pela justiça ocupem cargos de servidores públicos ou comissionados na assembleia legislativa e em todo o estado de Pernambuco.  E isso é um avanço. Entendemos que a lei da Ficha Limpa deve ser validada em todo o Brasil.

BMM - Mudando de assunto, você concorda com a reforma política?

LUCAS RAMOS - Eu acho que é necessário, acho que a reforma política precisa existir. O que acontece, infelizmente, é que o Congresso Nacional, ou seja, deputados federais e senadores por muitas vezes legislam em causa própria e acabam se esquecendo da vontade popular e das principais necessidades da população. Infelizmente a lei eleitoral de 2014 teve mudanças e já foi diferente em 2016, que também mudou em 2018 e com certeza vai mudar em 2020. Então é difícil conviver com mudanças que não são sólidas, apenas têm caráter temporário.

BMM - Qual deve ser a pauta prioritária do Brasil?

LUCAS RAMOS - Acho que a pauta do Brasil é outra, é discutir emprego, já que temos atualmente mais de 15,5 milhões de desempregados. Já na educação, com um corte de 30%, muitas universidades federais vão para alguns projetos, ou seja, o futuro do Brasil está em jogo e a pauta também tem sido a Previdência. Mas é inadmissível que o cidadão seja obrigado a trabalhar por 49 anos para se aposentar com 65 anos de idade. Então nós somos contra a reforma da previdência da forma como ela está hoje. Nós temos a responsabilidade e estamos dispostos a discutir um modelo que seja interessante para todos os brasileiros.



You may also like

Nenhum comentário: