Surubim festeja 91 anos de Emancipação Política

2 Comments


Nesta quarta-feira, 11 de setembro, o município de Surubim festeja 91 anos de Emancipação Política. O tradicional desfile Cívico conta com as apresentações de mais de 20 escolas do município, instituições militares e outros.

A partir das 15h, escolas como Santa Rita, Fonte do Saber, Gotinhas de Sabedoria, ETE Antônio Farias, dentre tantas outras fazem as apresentações de suas bandas em frente ao palanque oficial. Além dessas, instituições de ensino de outros municípios abrilhantam o desfile em Surubim. Também participam do momento cívico Exército, 22º BPM e Corpo de Bombeiros Militar.

Pela manhã acontece o hasteamento dos pavilhões em frente à sede do Poder Público Municipal, além de alvorada no centro da cidade, nos bairros São Sebastião, Bela Vista, São José, Coqueiro e Santo Antônio, e ainda em Lagoa de Vaca e Chéus.

Artistas locais e de regionais participaram da programação da Semana Cultural cantando músicas que celebraram a cidade e sua evolução econômica, cultural e política. Este ano o desfile cívico homenageia o Nordeste com o tema “Memórias da Região Nordeste: Contos e Encantos”.
O desfile encanta pela beleza e atrai milhares de expectadores surubinenses e da região. A Prefeitura de Surubim disponibiliza um espaço acessível em frente ao palco principal para os cadeirantes e demais pessoas com deficiência. A organização é feita pelas secretarias Municipal de Educação e Cultura, e da Assistência Social, e conta com o apoio da prefeita Ana Célia Farias.

Mais festa


As comemorações pelo aniversário de Surubim acontecem desde o dia 1 deste mês, quando foi realizada a 2ª Corrida de Emancipação, que deu início à Semana Cultural e da Pátria. Centenas de corredores percorreram seis quilômetros das principais ruas e avenidas da cidade. Participaram atletas surubinenses e das cidades de Recife, Olinda, Passira, Cumaru, João Alfredo e Bom Jardim.

No dia 4 foi a vez da Tenda Literária, na praça Dídimo Carneiro, com uma série de atividades. A Tenda seguiu até o dia 7, sempre das 14h às 20h. O espaço literário esteve recheado com contação de histórias, palestras e outras atividades. Além disso, houve apresentações culturais, Feirinha de Artesanato e o Polo Infantil para a criançada.

Já no dia 5, ocorreu o lançamento do Programa Criança Alfabetizada. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Cultura, e implementada na cidade após um termo de compromisso assinado pela Prefeitura Municipal, que vai reforçar ainda mais o Ensino Fundamental.

O programa visa apoiar os municípios na busca pela alfabetização na idade correta - até os 7 anos. As crianças e os professores do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental recebem material didático diferenciado. O Criança Alfabetizada prevê ainda a formação continuada para todos os professores que atuam nessas séries, além de oferecer bolsas para coordenadores e formadores municipais.

No dia 6 aconteceu o show de emancipação com Walkíria Santos. Para o dia 7 foi reservado um momento de fé e louvor foi reservado para comemorar o do Dia do Evangélico, no Palco Principal. Ainda respirando a cultura e a tradição, na noite de 8 de setembro, a cidade recebeu do XXV Festival de Violeiros de Surubim, que contou com a presença da prefeita Ana Célia. Uma das maiores reuniões de violeiros da região, que se consagra com total apoio da Prefeitura em sua realização, comandada pelo incentivador da Cultura Nego do Manduri.


No dia seguinte, 9, houve o Encontro de Bandas e Fanfarras que tomou conta das principais ruas do município, encerrando as apresentações em frente à Prefeitura com lindas demonstrações artísticas e culturais. Todas as doze bandas que se fizeram presentes receberam uma homenagem, em forma de troféu, das mãos da prefeita. E no dia 10 houve a celebração eucarística na matriz de São José.





You may also like

2 comentários: