PERNAMBUCANAS DA AJEB PARTICIPAM DE ENCONTRO EM SANTA CATARINA

0 Comments
“A Perenidade do Pensamento pela Palavra”




Jornalistas e escritoras de vários estados brasileiros participaram do 2º Encontro Nacional de Ajebianas, na cidade de Tubarão, Santa Catarina. O evento foi realizado nos dias 5 e 6 de setembro.

A abertura foi feita pela Presidente Nacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Ajeb, Maria Odila Menezes de Souza, seguida da presidente coordenadora de Santa Catarina, Renata Marques De Avellar Dal-Bó, que deram boas-vindas aos presentes.

A comitiva pernambucana esteve bem representada pela presidente coordenadora da Ajeb-Pernambuco, Maluma Marques, Ariadne Quintella (1ª vice-presidente), Maria José de Brito (2ª vice-presidente) e Luiza Saraiva (1ª secretária). O estado foi o único a levar a bandeira e vídeos que mostram a beleza pernambucana. Destaque para o audiovisual que exalta a cultura de Surubim, cidade onde fica a sede da Ajeb no estado.

Em nosso discurso destacamos a variedade cultural, o turismo e a culinária pernambucana. Aproveitamos também para falar de nossa terra natal, Surubim: “Berço de um dos maiores compositores que este país já conheceu: Lourenço da Fonseca Barbosa, mais conhecido como Capiba. É também a terra natal de José Abelardo Barbosa de Medeiros, o popular Chacrinha, comunicador de rádio e televisão, apresentador de programas de auditório de grande sucesso das décadas de 1950 a 1980 que tanto alegrou ao povo brasileiro”.

Maria Odila, por sua vez, discursou: “No papel de governança que me foi confiado, procuro zelar incentivar a família Ajebiana com o objetivo de integração, de impulsionar a liderança, sempre consciente das diferenças individuais e das culturas diversificadas. Fico feliz ao ver essa prole vencer desafios desvendar horizontes, adquirir um espaço digno e respeitado na literatura, na certeza de serem amparadas por uma tradição de quase 50 anos”, frisou.

Já Renata Dal-Bó disse ser um enorme prazer “receber no nosso 2º Encontro Nacional de Ajebianas, jornalistas e escritoras de todo o Brasil. Mulheres que se manifestam, por meio da palavra escrita, nas suas mais variadas formas de expressão literária poesia, pontos, crônicas, ensaios, ficção, artigos históricos, políticos, científicos ou culturais”, arrematou.

A frase “A Arte do Encontro Pela Palavra” guiou o encontro e as trocas de experiências culturais, envolveram artes, música, jornalismo e literatura feminina. Houveram ainda apresentações teatrais, bate papo literário, momento de autógrafos e sarau.

O encontro reuniu jornalistas e escritoras da Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.


Saiba mais


A Ajeb foi fundada em 1970 pela jornalista Hellê Velozzo Fernandes. O objetivo é estimular a união de jornalistas e escritoras de todo o Brasil, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, ideias e experiências entre suas associadas e incentivando o aperfeiçoamento profissional.

Em seus encontros, a Ajeb incentiva o entusiasmo pelas letras e abre caminhos para ajudar a ajebianas a alçar outros voos.

A solenidade em comemoração ao Jubileu de Ouro acontecerá sob a responsabilidade da Presidente Coordenadora do DF, Margarida Drumond, nos dias 6 a 8 de abril de 2020. 

A frase usual das ajebianas é: Juntas somos mais fortes!















































































 






































































 









You may also like

Nenhum comentário: