Seminário Todos Por Pernambuco sediado em Surubim

0 Comments


Foto: Reprodução/Facebook Paulo Câmara.


No último dia 4 de outubro, o município de Surubim, no Agreste Setentrional, recebeu o seminário Todos Por Pernambuco. A ferramenta de participação social reuniu gestores e população representando os 19 municípios da região. Foi realizado na Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias.

O objetivo do encontro, de acordo com agentes do Governo do Estado, é elaborar um material que reúna as principais demandas da população. As ações do governo nos próximos anos serão pautadas no que a população opinar. A participação coletiva permite a construção das ações que serão implantadas nos municípios da região.

Participaram do seminário representantes de Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Sta. Cruz do Capibaribe, Sta. Maria do Cambucá, São Vicente Férrer, Surubim (sede), Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes do Lério e Vertentes.

Estiveram presentes o senador Humberto Costa (PT), o deputado federal Danilo Cabral (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), a prefeita de Surubim, Ana Célia Cabral, e outras lideranças pernambucanas.

O governador Paulo Câmara esteve presente na ocasião. Ele destacou que o “Todos por Pernambuco é pensar, planejar e tirar do papel aquilo que é mais importante. Nosso intuito é ouvir demandas. Muitas delas já conhecemos pelo próprio dia a dia, mas é importante a ratificação. É um processo participativo”.

Em formato de um fórum participativo, o Todos Por Pernambuco é realizado sempre no primeiro ano da gestão estadual. O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, é responsável por apresentar, durante os eventos, as principais realizações da atual gestão. “Os Seminários regionais do Todos por Pernambuco são uma oportunidade da sociedade ampliar seu papel na democracia, e o Governo do Estado sabe da importância de descentralizar o poder decisório. A gente só consegue perceber as reais necessidades da população ouvindo as pessoas e o grande objetivo desses eventos é escutar o que a população tem a dizer”, afirmou Alexandre Rebêlo.

Gestores governamentais da Seplag recolhem as propostas criadas e apoiadas pela população durante os seminários e agora também por meio digital. O material serve como insumo para a construção do Plano Plurianual (PPA), documento confeccionado pela Seplag que contém o plano de médio prazo que o Poder Executivo elabora para um período de quatro anos. O PPA é dividido em planos e ações e é revisto ano a ano, considerando possíveis mudanças em relação ao documento inicial. O próximo PPA será lançado este ano e dará as diretrizes para as ações governamentais de 2020 até 2024.

A população pode dar sugestões durante o próprio seminário ou através do site www.participa.pe.gov.br.


Foto: Reprodução/Facebook Paulo Câmara.

Foto: Reprodução/Facebook Paulo Câmara.

Foto: Reprodução/Facebook Paulo Câmara.
















You may also like

Nenhum comentário: