Estudo alerta: este pode ser o primeiro sintoma da Covid-19

0 Comments

À medida que o novo coronavírus se propaga ainda mais pelo planeta, as pessoas estão a ser alertadas para estarem atentas a diferentes sinais da doença.



© DR

As autoridades de saúde de todo o mundo têm afirmado que os principais sintomas da Covid-19 são tosse persistente, febre e falta de ar.

Todavia, uma equipe de cientistas americanos afirma agora que aqueles infectados com o vírus podem sofrer inicialmente de dores de estômago mesmo antes de experimentarem outros sintomas normalmente associados à gripe.

Um novo estudo, publicado no periódico científico American Journal of Gastroenterology, sugere que os indivíduos podem ser afetados inicialmente por problemas gastrointestinais, ao serem infectados com o novo coronavírus.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram os dados de 204 pacientes com Covid-19, na província de Hubei, na China, e apuraram que 48,5% desses indivíduos haviam chegado ao hospital com sintomas digestivos, incluindo diarreia, vômitos ou dores abdominais.

Após a descoberta, os investigadores afirmam que, para algumas pessoas, problemas gastrointestinais podem surgir numa primeira fase da infecção mesmo antes de sintomas respiratórios.

Adicionalmente, os indivíduos examinados no estudo apresentaram igualmente formas mais graves de Covid-19.

Brennan M.R. Spiegel, um dos editores chefe do American Journal of Gastroenterology, disse: "neste estudo, pacientes com Covid-19 com problemas digestivos registraram maiores complicações e um maior risco de mortalidade, comparativamente àqueles sem problemas gastrointestinais, sublinhando assim a importância de incluir sintomas como a diarreia no despiste e diagnóstico precoce da doença, mesmo antes de se manifestarem problemas respiratórios".


Por: Notícia ao Minuto.


You may also like

Nenhum comentário: