Endocrinologia: Dr. Fábio Moura fala sobre os cuidados com a saúde nesse período de pandemia

0 Comments
 

O endocrinologista Dr. Fábio Moura é um dos profissionais da saúde mais conceituados do estado. Ele atende no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (referência no atendimento a Covid-19 em Pernambuco), no IMIP e no Memorial São José, em Recife.

Devido ao avanço nos números da Covid-19, solicitamos do Dr. Fábio algumas orientações para evitar ao máximo o contágio pelo coronavírus.

Como profissional da saúde, especialmente a endocrinologia, Dr. Fábio orienta sobre os principais riscos de pacientes obesos contraírem a doença. “Obesidade só perde em importância para a idade e é o principal fator de risco para formas graves da Covid em pacientes com menos de 60 anos. Inflamação crônica e  piora da mecânica pulmonar, que ocorre na obesidade, também contribuem para isso”, destacou.
O médico ressalta que “não existem remédios que comprovadamente tratem a Covid”.

Para evitar ao máximo o contágio, o endocrinologista aconselha a prática de exercício físico regular e “uma dieta rica em frutas, legumes e proteínas. Uma perda de peso leve, progressiva, pode ajudar. Manter o isolamento social, usar máscaras e lavar bem as mãos são imprescindíveis,” orienta.

Dr. Fábio acrescentou ainda que o controle da glicemia - do DM - também faz diferença.
Quanto a pacientes com doença na tireóide, o médico diz que essas doenças “não aumentam o risco de formas graves da Covid. Quanto melhor controlado, menor o risco de complicações”, explicou.

Por fim, no caso da obesidade ser, ou não, tão perigosa quanto à subnutrição relacionada à fome, o médico assegura que a desnutrição, com deficiências de vitaminas, também é muito perigosa, pois, também compromete a imunidade.


You may also like

Nenhum comentário: