CALDAS NOVAS/RIO QUENTE

0 Comments

 

Marcos Eugênio Welter.

Nesta época fria do ano, alguns aconchegos extras como vinho, lareira, fogão à lenha, chá quente pinhão e águas termais, fazem bem a qualquer um. No estado de Goiás, a cidade de Rio Quente, a 1500 kms de Brusque, tem o privilégio de brotar do solo a quantia de 140.000.000 de litros de águas quentes (entre 38 e 54°) diariamente. Quando a gente se depara pela primeira vez com um rio cujas águas provindas das profundezas da terra, serpenteiam entre os barrancos elevando-se uma camada de nuvem face ao calor de suas águas, tem-se a impressão de estar diante de mais um mistério desse maravilhoso planeta em que vivemos. Caldas Novas, o maior manancial de águas termais do mundo é a cidade que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. De seus 106 poços artesianos provém igualmente águas quentes que servem aos hospedes de uma centena de hotéis e pousadas.

PROPRIEDADES MEDICINAIS – As águas provenientes das camadas profundas do subsolo, quando afloram à superfície, trazem dissolução de sais minerais, que possuem diversas propriedades terapêuticas. Essas águas, quando bebidas na fonte por vários dias, agem como uma lavagem interna do aparelho digestivo, sendo indicadas nas infecções e moléstias alérgicas. Entre seus efeitos benéficos estão afecções do aparelho digestivo, estimulante do metabolismo das glândulas, endócrinas, aumento da diurese e excreções de ácido úrico. Ela produz ainda efeito sedativo sobre o sistema nervoso sendo indicada para tratamento reumático, alérgico, gastrite, afecções da pele, artrite, nevralgias, nefrites e afecções articulares, além da baixada pressão arterial, especialmente na arteriosclerose, eliminação do depósito gotoso, melhoria na digestão gástrica e duodenal, aumento da vitalidade sexual, tendo também ação notável nas afecções do nervo simpático, “verdadeira fonte de rejuvenescimento”.

ARAXÁ – Sendo possível, uma visita no trajeto à Araxá em Minas Gerais é uma boa pedida. Lá pode se conhecer o magnífico Grande Hotel, de 33.000 m² de área construída, com imponentes colunas de mármore de carrara e suítes aconchegantes. Hoje, está sendo restaurado pelo grupo de hotéis Tropical (da Varig). Ao seu lado, há a estação das termas, já restaurada, com 16.000 m² de área construída, onde se pode optar entre vários tipos de banhos, desde o de cristal de pérolas, com hidromassagem e aromatizantes a R$ 13,00 até banhos com lama medicinal a R$ 24,00 por pessoa.

SESC – O complexo turístico de Caldas Novas oferece também a possibilidade de hospedagem aos comerciários além de outras pessoas. Com uma área privilegiada, possui belo lago, 14 piscinas (das quais uma fria e treze quentes), sauna, salão de jogos, quadras esportivas, salão de convenções, apartamentos com ar condicionado e frigobar. Se, na sua próxima viagem tiver a oportunidade de levar seus pais junto lembre-se “a felicidade é um dom que se multiplica quando se divide”.


Por: Marcos Eugênio Welter - Trabalhou como Advogado e Funcionário do Banco do Brasil, Presidente da Academia de Letras do Brasil - Seccional de Brusque-SC, Membro do Conselho Superior Internacional da ALB.




You may also like

Nenhum comentário: