VAQUEJADA DE SURUBIM VOLTA A SER REALIZADA, MAS COM CUIDADOS

0 Comments

 


Entre os dias 08 e 12 de setembro, Surubim volta a vivenciar a 84ª edição da maior Vaquejada do Brasil. Este ano o evento ainda será realizado seguindo as orientações sanitárias, devido a vacinação ainda não ter alcançado 100% da população.

A vaquejada reúne participantes de vários recantos do país e oferece R$ 200 mil reais em prêmios aos vencedores. São aguardadas apresentações musicais de renome, porém os organizadores ainda não divulgaram os cantores e bandas a se apresentarem no Parque J. Galdino. 

Organizado pela família Galdino, a Vaquejada de Surubim já se tornou tradição no Agreste pernambucano.  A festa realizada no Parque J. Galdino prevalece por décadas devido a determinação e coragem de um homem: João Galdino dos Santos, conhecido como Dão Galdino.

A tradição passou para os filhos e para os netos, que se envolvem na organização do evento, que permanece com o mesmo sucesso sob o comando de João Neto, fazendo história nas festas de gado. Alguns deles como o próprio João Neto, seu irmão Guilherme e os primos Marcelo e Marcos, participam da competição.

O fundador

Dão Galdino.

Dão Galdino sempre viveu da agricultura e pecuária e desde muito cedo começou o trabalho como pecuarista, andando por essas regiões comprando e vendendo gado, daí o gosto pelas vaquejadas. 
No ano de 1960 começou a fazer vaquejadas em diferentes locais na cidade, e só nos anos 1970 foi que construiu um Parque de Vaquejada fixo, chamado Parque J Galdino, em homenagem a seu pai, a partir daí não parou mais de fazer festas de apartação na cidade, trabalhando para que a cada ano a Vaquejada de Surubim crescesse cada vez mais. 
Surubim se projetou pelo Brasil como a Capital da Vaquejada. O município se originou de uma fazenda de gado e seu nome foi dado em homenagem ao boi Surubim, atacado e devorado por uma onça. 

A festa


Uma das maiores atividades culturais do Brasil, a vaquejada consiste em dois vaqueiros montados a cavalo para derrubar um boi, puxando-o pelo rabo. Aquele que em suas sessões derrubarem mais o animal, ganham um grande prêmio concedido pelos organizadores do evento.



You may also like

Nenhum comentário: