O OUTRO LADO DA NOTÍCIA

0 Comments
Virginia Pignot.


 I Introdução

“...um dos momentos mais infames da história do jornalismo brasileiro” Luis Nassif

No início dos anos 2000 a imprensa comercial e parte do jornalismo brasileiro se tornou “jornalismo de aluguel”, como alguns são “pistoleiros de aluguel”: prontos a cometer assassinato de reputação sem nenhum pudor. 

Em um momento no qual as empresas de comunicação tinham quebrado com a mudança de câmbio no fim dos governos de FHC : estavam mais dependentes do crédito, perdiam assinaturas e clientes com a chegada de internet, estavam também mudando de liderança. Neste contexto de fragilidade financeira e de grandes mudanças, deixaram de lado o jornalismo de opinião, que procura honrar a credibilidade, se colocando no nível do jornalismo sensacionalista, à base de factoides. 

Esse modelo de mídia centralizada nas mãos de poucos donos, que propõem o “jornalismo de esgoto” também se encontra nos EUA, e em vários países pelo mundo. A diferença com os Estados Unidos e com outros países desenvolvidos, é que neles alguns meios de larga difusão mantêm um jornalismo sério, fazendo contraponto. Aqui o modelo importado pelo ex dono da Editora Abril e da Revista Veja Roberto Civita chegou neste momento de fragilidade para a mídia, e toda a mídia de larga difusão entrou neste jogo sujo. A mudança de canal só permitia mudança de cenário, de apresentador, mas o conteúdo era o mesmo.

Essa tática provocou o descrédito com a politica, contribuiu ao impeachment de uma presidenta, e num conchavo vergonhoso com parte do judiciário, que também saiu da linha e prendeu um ex presidente com provas forjadas, (como comprovam as gravações reveladas pela Operação Spoofing da P.F.), levou ao poder marionetes telecomandadas pelos interesses do mercado financeiro, e muito distantes dos interesses do povo. Como as mazelas deste período de “Caça às bruxas” pelo jornalismo e por parte do judiciário partidarizado e parcial não foram completamente abolidas, vamos apontá-las.

Passearemos sobre a atualidade de informações veiculadas por jornalistas livres, tentando trazer “o outro lado da notícia”.

Boas vindas àqueles que nos acompanham nessa viagem.

II Revista Veja entrevista Bolsonaro. Contraponto.

a) Repercussão do discurso de Bolsonaro no mundo

O discurso de Bolsonaro na Assembléia da ONU foi considerado “radical, negacionista e contestador” em jornais pelo mundo. O The New York Times afirma: “O Presidente do Brasil liderou uma das respostas mais criticadas do mundo à pandemia”.(1)

b) Ameaça de golpe

Em discurso no início de setembro, o Presidente ameaça de golpe.

c) Investigações de corrupção

Leandro Fortes indica que o Ministério Publico do R.J. está investigando Carlos Bolsonarona e o Presidente, na Câmara dos Deputados, por peculato, isso é corrupção. O Ministério da Saúde esta envolvido em esquemas de corrupção. Flávio Bolsonaro está sem poder explicar de onde vem o dinheiro da compra de uma mansão, e sua loja de chocolate é investigada por suspeita de lavagem de dinheiro. (2)

d) Repercussão na Veja

A revista Veja publicou um número com entrevista e foto de capa de um Bolsonaro arrumadinho, com pose de estadista. 

Nada a ver com as capas com fotos diabólicas ou com roupa de presidiário de Lula ou de Dilma na época da destituição de Dilma.

- Na revista, não falaram do vexame do Presidente nas Nações Unidas.

- Bolsonaro diz “A chance de golpe é zero”

“Você acha que o ladrão que vai roubar sua casa vai anunciar? Que Bolsonaro ia dizer na entrevista “A chance de Golpe é de 75%? Leandro Fortes (2)

- Bolsonaro afirma na entrevista, que de dois anos para cá não há corrupção, enquanto ele e sua própria família estão sendo investigados.

e)Análise critica

Como Jornalistas deixaram o Presidente dizer isto, sem nenhuma reação ? 

Leandro Fortes dá sua versão sobre a docilidade dos entrevistadores à fala de Bolsonaro: “eles foram domesticados”.(2)

Comentando a reportagem da Veja e o seu contexto, o jornalista Kiko Nogueira fala da tentativa de “higienização da imagem” de Bolsonaro.  “Estão tentando reconstruir um novo personagem para o presidente nefasto que tentou dar um golpe no Sete de Setembro, dizendo que ele vai tranquilo, que ele vai disputar as eleições”.(2)

Rovai, da Revista e TV Fórum, diz que a Veja é a porta-voz dos interesses da elite brasileira, do sistema financeiro. (3) A Veja faliu e foi comprada aos ex donos da família Civita, do grupo da Editora Abril, pelo grupo do Banco BTG Pactual, banco do qual Paulo Guedes foi um dos sócios fundadores.

Conclusão

 Franklin Martins, comentarista politico da Globo nos anos noventa e início dos anos 2000, foi um dos jornalistas demitidos pela Emissora no processo de caça às bruxas que ocorreu a partir da primeira década dos anos 2000 no jornalismo brasileiro. Na denúncia do Mensalão o jornalista foi às fontes e informou ao publico e à direção da Globo a inconsistência da denúncia. “Aquilo não ficava em pé”: o suposto desvio de dinheiro não ficou provado na base do chamado Mensalão.”(4) 

“A teoria do domínio de fato não é adotada em nosso código penal … ela foi utilizada no STF, no julgamento da ação penal 470, conhecida por Mensalão...(5)

Essa teoria que foi utilizada por alguns Ministros do STF para condenar algumas pessoas sem provas, e criminalizar um partido politico no julgamento do mensalão, é um exemplo desta aliança infeliz e antidemocrática  entre a mídia caluniosa e o judiciário parcial ou acovardado neste período.

Em 2005, apesar das manobras para criminalizar o PT no Mensalão, o povo estava vendo sua vida melhorar e não seguiu o esquema de mentiras e manipulações da mídia, diz Franklin Martins. (4)

Quando a “elite” viu que (seus candidatos) não conseguiriam ganhar pelo voto, ela ampliou o seu jogo sujo.

Quando a informação – verídica, ou não – é repetida de modo contínuo :  ela é integrada como verdade. E assim, influencia opinião pública, ministros, deputados, juízes, eleições.

A mídia, nas mãos de poucos donos, financeirizada, e desregulada, domina a opinião pública, desrespeitando o direito constitucional a uma informação independente e democrática.

Em outro artigo, abordaremos outros casos de pessoas maltratadas pelas mentiras, pela negligência da mídia, e a necessidade da regulação dos meios. 

Bibliografia

1 Imprensa Internacional repercute discurso de Bolsonaro na Onu G1, 21-09-2021

2 Sem foro privilegiado, Carluxo pode ser o primeiro Bolsonaro a estrear o xilindró. Publicado por Caique Lima. Com Leandro Forte, Kiko Nogueira, Rui Costa. DCM TV, 24-09-2021

3 Capa de Veja mostra que elites não desistiram de Bolsonaro; ele é o anti-Lula. 

Renato Rovai, TV Fórum, 24-09-2021

4 O caso Veja: Novo livro de Luis Nassif. Live do lançamento, TV GGN, 8-10-21

5 Teoria do Domínio de Fato. Direito Penal. Teorias do Direito Penal. Setembro 2017 jus.com.br




You may also like

Nenhum comentário: