NÃO FALE ISSO!

0 Comments

Rutineia Lira.

 


Não podemos sair falando o que pensamos, pois essa é uma atitude que demonstra grosseria, mesmo quando não há intensão de ser grosseiro. 

É preciso dominar algumas regras de etiqueta para não afastar as pessoas da nossa convivência e não chegar a magoar alguém por meio do que falamos.

Listei algumas frases que ouvimos, mas que não são nem um pouco agradáveis.

1. Quando vocês casam?

Não é interessante fazer esse tipo de pergunta a um casal, pois sem dúvida quando eles agendarem o casamento todos serão informados. As pessoas se sentem cobradas e isso não é bom.

2. Qual a sua idade?

Ao menos que você esteja preenchendo um cadastro da pessoa, não há a mínima necessidade de perguntar a idade dela.

3. Você não gostou da comida? Como mais?

Comer desordenadamente é uma evidência de falta de postura, então insistir para que as pessoas comam além do que as sacia é extremamente constrangedor. E ao perguntar se a pessoa gostou da comida, você corre o risco da resposta não agradar. Então o melhor é esperar o elogio do convidado(a) e simplesmente agradecer.

4. Ainda está solteiro (a)?

A vida pessoal de alguém não deve ser invadida por perguntas desse tipo. É uma enorme grosseria fazer essa pergunta. Se a pessoa optou por está solteira ao mesmo ainda não encontrou alguém com quem deseja se relacionar não diz respeito a ninguém. Não é verdade?

5. Quanto você pagou por essa roupa?

Fazer esse tipo de questionamento demonstra inveja e pode ser interpretado como um questionamento as finanças de alguém, pode também ser interpretado como uma cobrança do que se deve ou não adquirir. 

6. Você teria outra bebida? Não gosto desse tipo de suco!

Receber um convite nos leva a entender que o anfitrião nutre por nós um imenso carinho, então pedir o que não está na mesa é uma atitude inaceitável que poderá deixar a pessoa que convidou em uma situação desconfortável. Se você não gosta da bebida oferecida, apenas agradeça.

7. Eu paguei uma fortuna por esse carro.

Existem pessoas que se gabam de tudo. Isso é muito esnobe e deixará as pessoas se sentindo inferiores. Ao menos que alguém pergunte (o que não é o ideal) você não precisa dizer o valor ou mesmo onde comprou determinado bem.

Ponderar as palavras é entender que elas podem trazer vida e morte para que as ouvi.  

Lembre-se que só apresentamos a nossa opinião quando alguém pede no contrário, ficamos em silêncio.

Jamais podemos esquecer que nem tudo que pensamos, falamos.

Por: Rutineia Lira.



You may also like

Nenhum comentário: