MINISTRO DO TURISMO ARTICULA AÇÕES PARA A INDÚSTRIA TÊXTIL

0 Comments

 


O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, tem articulado ações para desenvolver a indústria têxtil no Brasil. A medida deverá beneficiar os empresários do setor e o eixo de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Surubim e Caruaru deve obter dividendos.

Um acordo comercial entre Brasil e Coréia do Sul, Vietnã e Indonésia pode colocar em risco toda a indústria têxtil no Brasil. Com ele, as taxas de importação para o setor sairiam de 35% podendo passar para zero, facilitando assim a entrada de produtos desses países. A redução tributária impactará diretamente em toda a cadeia têxtil do Brasil podendo resultar em demissões, queda de produção e fechamento de empresas.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de têxteis e confeccionados. Apenas em 2016 ela totalizou uma produção anual de cerca de R$ 129,5 bilhões, o equivalente a cerca de 5,8% de toda a produção da indústria de transformação nacional, excluídas as atividades de extração mineral e construção civil.

“Caso essa alíquota seja gerada, os danos a toda a nossa indústria serão irreversíveis, deixando milhares de pessoas desempregadas. Somente o polo de Pernambuco é composto por 40 cidade e emprega 150 mil pessoas, mais que toda a indústria automobilística em nosso país e é também um importante indutor do turismo de negócios. Já falei com o ministro Paulo Guedes e ele se comprometeu a vetar essa proposta caso chegue a ele”, afirmou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT), o acordo poderá resultar em uma redução de R$ 6,1 bilhões no PIB nacional. Um dos principais polos de produção têxtil do país, o estado de Pernambuco, com 2 mil indústrias e 260 mil trabalhadores, deve sofrer com a medida.

 “Se essa redução se confirmar, o impacto em toda a nossa cadeia será significativo porque teremos uma invasão de produtos importados, dificultando a sustentabilidade da indústria têxtil em nosso país”, avaliou João Bezerra, diretor da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).




You may also like

Nenhum comentário: